Taxonomia e Sistemática para os 2° anos

Montagem e análise de cladograma

O seu desafio é montar um cladograma que mostre as relações evolutivas entre seres fictícios. Você pode utilizar os princípios da sistemática filogenética.

{Material necessário}

  • Papel;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Ilustração dos seres fictícios.
{Procedimentos}

1. Considere esses seres fictícios do planeta imaginário LES-1. Imagine que você e seus colegas formam um grupo de sistematas, cientistas que estudam a classificação do seres vivos e as relações evolutivas entre as diferentes espécies. Vocês foram convidados a estudar cinco novas espécies descobertas em LES-1. Essas espécies compartilham diversas semelhanças e definiu-se uma sexta espécie como sendo o grupo externo.


2. A partir do grupo externo, defini-se, para cada característica qual a condição primitiva e quais são as derivadas.  Façam uma lista dessas características, determinando para cada uma delas, qual a condição primitiva e quais são as derivadas.

3. Em seguida, montem uma tabela relacionando cada caráter e suas variações às espécies em que elas ocorrem. Vocês podem atribuir 0 para AUSENTE e 1 para PRESENTE.

4. Com base na tabela, cada membro da equipe de sistematas deve elaborar um cladograma mostrando as relações evolutivas entre as cinco espécies do grupo interno.

5. Em seguida, comparem os cladogramas produzidos por cada um. Eles são todos iguais? Existem diferenças? Utilizando o princípio da parcimônia, procurando montar o cladograma com o menor número possível de passos, registrem um cladograma final, que seja consenso de sua equipe.

6. Indiquem nesse cladograma final quais são os terminais, os nós e os passos e escrevam pelo menos duas informações sobre parentesco evolutivo que podem ser obtidas pela análise do diagrama.


{Interpretando os resultados}

a. Quais caracteres foram significativos para a montagem deste cladograma?
b. De acordo com o cladograma, qual seria o grupo basal? E qual seria o mais remotamente relacionado ao grupo basal? Por quê? 

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