Genes da inteligência em macacos
Cientistas chineses colocam genes do cérebro humano em macacos. E eles ficam mais inteligentes.
Há milhões de anos, os seres humanos e os chimpanzés dividiram um ancestral comum. Ao longo do tortuoso processo de evolução, a inteligência humana é provavelmente a mais complexa e consequente transformação provocada por tal processo, que ampliou nossos cérebros e habilidades como em nenhum outro animal.
Compreender a evolução da inteligência e de nossos cérebros é das tarefas mais importantes de toda a ciência, e um grupo de cientistas chineses decidiu por dar um passo extremo e polêmico em um novo experimento para tal objetivo: criar macacos transgênicos, com doses extras de alguns genes humanos que teriam sido determinantes no processo de evolução de nossa inteligência.
De acordo com o experimento, os macacos geneticamente alterados de fato apresentaram resultados intelectuais mais elevados, especialmente em testes de memória envolvendo cores e imagens – e seus cérebros levaram mais tempo para se desenvolverem, como acontece com as crianças humanas.
Não houve, porém, um aumento no tamanho dos cérebros. O experimento utilizou, no entanto, pequenas quantidades dos genes humanos, a fim de dar os primeiros passos para compreender melhor o que desconhecemos a respeito de nossa própria evolução.
Os resultados foram significativos, porém ainda tímidos – em especial diante da polêmica que o experimento levantou.
A ética por trás do experimento foi severamente questionada por membros da comunidade científica em todo o mundo, justamente pela semelhança genética profunda entre nós e os primatas – sugere-se que tal caminho de humanização dos macacos, em casos mais extremos, pode levar ao sofrimento profundo dos animais, por um experimento pouco confiável e sem propósitos científicos comprovados.
// Hypeness
Em minha opinião, quanto melhor compreendermos esse processo de evolução da nossa inteligência, melhor será o proveito dela, como também o conhecimento sobre o mesmo. Esta noticia é um tanto espantosa por envolver macacos nos experimentos, pois como dito pode fazer o animal sofrer bastante, eu acho muito importante o desenvolvimento dessas pesquisas, mas também não podemos esquecer das consequências para chegar a conclusão que precisamos. José Kaike nº20 1ºB.
ResponderExcluirAo fato desse experimento,logicamente,curioso e muito analisado pelas diretrizes mundiais em respeito a ciência,esses determinantes experimentos mexem e muito com a mentalidade popular em prol do mundo animal.É certo que se busca avanços para com a natureza e comportamentos específicos para cada ser vivo,sem esquecer também da integridade do organismo já que se altera o padrão desses seres.O homem deve testar sim avanços para a Biologia,desde que seja bem cuidadoso e moderado para nenhuma precipitação e interpretação equivocada.
ResponderExcluirCláudio Mardley-Mecânica 1.
Após a leitura fiquei facinado por esta ideia, pois apesar dos sofrimentos que esses animais possam sentir mais o desenvolvimento dos cientistas chineses foi surpreendente, devemos levar em conta esses avanços como os resultados intelectuais mais elevados que poderá trazer benefícios mais como também pontos negativos !! Artur Andrade (MECÂNICA 1)
ResponderExcluirÉ fato que, esse experimento traria sim uma grande evolução no campo da Biologia, mas, em meu ponto de vista, acho que as duas espécies e o experimento expresso na notícia acima precisam ser bastante estudados antes de serem colocados em prática no laboratório, pois isso poderia ser bastante doloroso nos macacos. A atenção, o cuidado e o estudo são extremamente essenciais para que nenhum erro de laboratório, afete drasticamente o estilo de vida dos macacos e que nenhum deles chegue a óbito.
ResponderExcluirCayk Ferreira Lima, Informática 01.
Número 07.
Com esse experimento podemos concluir que ao colocarmos genes do cérebro humano em macacos obtemos resultados positivos em resposta dos chimpanzés, porém não houve aumento no tamanho do cérebro nos mesmos.
ResponderExcluirÁtila Duarte Cândido- Mecânica 1
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtravés do experimento os cientistas queriam entender como os humanos desenvolveram sua forma única de inteligência. Tentaram fazer com que os macacos tivessem um desenvolvimento melhor do seu cérebro e habilidades. No meu ponto de vista, devesse ser feitos mais testes para ser possível compreender como o desenvolvimento do ser acontece
ResponderExcluirKayky Cândido, Mec 1
N° 22
ResponderExcluirNa minha opinião a ciência ela busca coisas muito distantes de nós,porém não critico acho até que possa trazer algum benefício com os teste. Percebemos através do ocorrido que o macaco ele tem o seu eu cognitivo, de pensar,lembrar e tudo mais. Porém não podemos deixar que as pessoas se preocupem apenas na evolução da sociedade ou humanidade mais que pensem nos macacos ou qualquer animal que é usado para esses testes, pois assim como tem questões positivas tem coisas negativas também.
Rayssa Silveira de Souza Informática 1-1C
O Experimento listado acima é muito desafiador e um tanto polêmico nos dias atuais mais não pouco provável pois com o avanço da tecnologia tudo ficou mai fácil e é necessário um entendimento e estudos sobres nossos antepassados de acordo com a teoria da evolução pois muitos mistérios ainda vão vir a tona e principalmente que envolva o surgimento da inteligencia humana e isso pode sim ser hereditário dos macacos pois suas mentes em relação as humanas são consideradas avançadas para animais de sua espécie mas estão desenvolvendo cada vez mais e por isso podemos ligar nossos costumes aos primatas pois muitas características herdamos deles principalmente o modo de se comportar e também muitas vezes de pensar então esse experimento traria sim uma grande descoberta sobre de onde realmente viemos e como temos essa inteligência extraordinária que é a humana que a cada dia avança e traz grande notoriedade para o mundo moderno.
ResponderExcluirLuiz Henrique Araújo Costa
1º Ano de Informática
Na minha opinião deve se tomar bastante cuidado por que os macacos são altamente sensíveis e precisam presta muita atenção nessa questão do que se pode acontecer de grave com eles ,mas levando em consideração os resultados que pode trazer benefícios para os seres humanos.
ResponderExcluirMairla Castro de Sousa
Informática 1
Estudos dessa forma são algo totalmente curioso e eficazes para o fortalecimento do nosso conhecimento nos dias atuais, porém, deve-se ter um estudo bem aprofundado sobre o assunto para só assim depois passar para o experimento sem que haja risco algum ao animal escolhido. Dessa forma, podemos ver que não houve alteração alguma ao tamanho, mas sim melhoras na forma de pensar e isso já é um grande avanço.
ResponderExcluirAlice Vitória/ MEC 1
Acredita-se na teoria evolucionista que o ser humano vem de um processo longo de hereditariedade desde os primatas até o homo sapiens. Com esse experimento pode-se comprovar que possuímos, realmente, genes semelhantes e/ou compatíveis com os genes desses primatas. Torna-se cada vez mais impressionante e inovador os avanços dessas pesquisas e experimentos para comprovar a tese do "homem-macaco".
ResponderExcluirNayanne
Finanças 1ºB
O processo de evolução tem como seu objetivo estudado até hoje, como surgimos, de onde viemos e como os primatas se tornaram os homosapiens?
ResponderExcluirNós experimentos que os chineses fizeram, deram um passo a mais para os primatas, mesmo com sua grande capacidade de memória, ao inserir o gene humano, conseguiram melhorar a compreensão de processos mais difíceis, mas sem alterações.
Ao o experimento ser lançado na rede de comunicação, houve um questionamento de maus tratos em pro do desenvolvimento sem ajuda de especialistas para saber como o animal vai sentir depois do experimento.
José Eduardo
ExcluirMec:01
O experimento em si é interessante mas achei que eles deveriam se aprofundar mais, pois houve questionamentos de maus tratos sem saber como o animal ia se sentir após o experimento.
ResponderExcluirAluno:Vitória Martins
Mecânica 1~
Esse experimento, e de suma importância para descobrirmos o nosso processo de evolução. Comparado aos chipanzés.
ResponderExcluirMas tem que ser feito mais pesquisas a respeito desse assunto, e tem que analisar se esses procedimentos não alteram a saúde dos primatas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO noticiário é bastante chocante, pois relata um experimento realizado em macacos;O que acho que seja de certa forma revoluciador, o resultado foi "fraco" não apresentou um aumento no tamanho de seus cérebros porém notou-se um aprimoramento no raciocínio envolvendo cores e imagens, mas creio que isso continue sendo um experimento descutido e aprimorado.
ResponderExcluir-Pedro Vieira Silva Filho
Informática 1
Número 37
Bom eu aprovaria esse metodo para a humanidade e um pouco apavorante mais bem interessante eu tambem acreditaria que o nosso desenvolvimento iria se desenvolver mais. ALUNO: KAYO COSTA
ResponderExcluir(INFORMÁTICA 1°)
O experimento é sem dúvida facinante e traria grandes descobertas para a teoria do evolucionismo, a humanidade poderia descobrir um pouco mais sobre a nossa espécie, mas também poderia ocorrer resultados negativos levando os macacos a óbito. E em minha opinião deveria ter especialistas no local para auxiliar no experimento para que não ocorresse maus tratos aos animais.
ResponderExcluirEduarda Bravo
Infor 1
O experimento é em certo grau perigoso e incerto. A vida e a qualidade dela está em jogo para esses animais, embora seja uma aposta bastante enriquecedora em sua intenção inicial, já que proporcionaria um maior conhecimento a respeito da espécie humana e sua diferenciação dos outros primatas no processo da evolução, como também poderia auxiliar em descobertas acerca da inteligência do homem e o aprimoramento dela.
ResponderExcluirÍsis Chaves
Informática 1
Com esse experimento traria grandes avanços na teoria evolucionista, e como fala no texto esse experimento está tendo resultados, acho esse experimento um pouco interessante e poderíamos saber mais sobre a evolução humana.
ResponderExcluirFrancisco Manuel
Informática 1
Apesar do tempo em que vivemos e dos avanços tecnológicos, muitas cientistas ainda buscam saber a resposta do surgimento da raça humana e por não terem uma resposta concreta acabam atribuindo o surgimento aos primatas. E como não há uma outra explicação lógica para tal fato querem por que querem colocar na cabeça das pessoas a evolução do "homem" como sendo derivada dos macacos. Com isso experimentos buscam tentar aproximar o cérebro dos macacos ao do homem buscando aproximar seu fatores fisiológicos.
ResponderExcluirPedro Henrique, MEC1
Bom achei o texto bem interessante, a ciência tá sempre evoluindo descobrindo várias descoberta que pode trazer resposta para todos nos. Experimentos bastantes perigoso mais que tem o finalidade muito importante.
ResponderExcluirJaianny Batista Romualdo MEC "1"
Com esse experimento podemos concluir que os pesquisadores colocaram genes de humanos nos primatas e eles ficaram mais inteligentes do que antes
ResponderExcluirLucas Emanuel de Jesus Cândido
MECÂNICA 1 N°26
Bom o fato dos cientistas terem começado a explorar mais as primatas e fazendo estudo com eles ja e um passo gigantesco para o rumo científico pois antes era somente comprovada por uma teoria que com o avanço dos experimentos pode se concretizar sobre como e quais fatores a raça humana se desenvolveu.
ResponderExcluirAluno: André Casimiro(1°B)(N°2)
Eu concordo em certa partes com os cientistas, sou a favor da busca pelo avanço e conhecimento, principalmente quando se trata de nossos primatas (os macacos).
ResponderExcluirMas infelizmente nem tudo é como queremos, por exemplo, quero que avancemos nesse quesito, mas também acho que devemos achar maneiras de não maltrata-los em meio ao procedimento. Tudo tem seu limite e na minha opinião esse é um deles!!!