Postagem da atividade do livro didático, página 69- 2° anos- 07/05/2020
A atividade será realizada em grupos de no máximo 5 pessoas utilizando o livro didático na página 69, questões 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 e 15 e postadas no comentário dessa página.
Atividade de Biologia
ResponderExcluirProfessor Denis Andrade
Técnico em Mecânica Industrial-2º D
Equipe: Afonso Henrique n°01; Cláudio Mardley n°08; Elias Cândido n°10; José Cauã n°18; Marcos Levi n°30 e Max Rodrigues n°34.
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2. Dinoflagelados, que
podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
3. O paramécio
perderia sua
capacidade de
reprodução,
que é função
relacionada ao
micronúcleo.
4. a) As cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b)Não tem valor taxonômico, pois detém de diversos filos distintos.
5. Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6. Não. O agente etiológico causador dessa doença é o Trypanosoma cruzi.
7. •Doença de Chagas- seu agente é o Trypanosoma cruzi, se prolifera pelo inseto Triatoma infestans(barbeiro) e como medidas principais é necessário a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas para combater o vetor; •Malária- seu agente tem os tipos de Plasmodium: Vivax, malarie e falciparum; se prolifera através das fêmeas do mosquito anófele e como medidas principais é necessário telas em portas e janelas, uso de repelente, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, entre outras; • Leishmaniose- seu agente é o flagelado Leishmania, se prolifera através da fêmea do mosquito Lutzomyia(mosquito-palha) e como medidas principais é necessário a utilização de repelentes, o uso de telas nas portas e janelas, conservação das casas, entre outras; • Toxoplasmose- seu agente é o esporozoário Taxoplasma gondii, seu se prolifera através das contaminação de animais como o gato, que pelas suas fezes há o contato e assim se determina a doença, como medidas principais é necessário a higiene para com animais domésticos, lavar muito bem as frutas e verduras, consumir água filtrada, entre outras.
8. O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9. A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas. c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical.
10. a) Paramecium e as células do tecido epitelial. Euglena, Trypanosoma e o espermatozoide. b) Sim, pois a forma de deslocamento é diferente. c) Ele é um pseudópode, ou seja, se desloca pela sua composição gelatinosa.
11- a) malária, dengue,febre amarela e leishmaniose.
b) A febre amarela e a dengue são causadas por vírus. As outras doenças citadas são causadas por protozoários.
12. Alternativa E.
13. Alternativa E.
14. a)O agente causador da malária é o Plasmodium e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
b) A radiação provoca a morte das células e então impede a reprodução . As células mortas do agente causador ativam o sistema imunológico.
15. Alternativa E.
Biologia
ResponderExcluirResolução da atividade páginas 69 e 70
Equipe : Carlos Hênio;Jennifer Andrade;Larissa Ramieliv;Livia Maria;Thuilany
Curso: Finanças 2ºB
1)São encontrados principalmente em protozoários de água doce,pois os protozoários de água doce tem concentração celular maior que o meio circundante, o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente.
2)Pertence ao grupo dos dinoflagelados, a obtenção de energia é bastante diversificada, algumas especiais tem sua obtenção por meio da fagocitose de seres menores, outros por meio da fotossíntese .
3)O organismo se reproduzirá somente de forma assexuada, pois o micronúcleo do paramécio é uma estrutura que é responsável pela efetivação da sua reprodução sexuada caso tirado não ocorreria esse tipo de reprodução.
4)a- os protistas são eucariontes e as cianobactérias procariontes
b-por não corresponderem a diversos filos distintos elas não possuem valor taxonômico
c-sem as devidas preservações , a poluição aumenta acarretando vários problemas. A poluição dos mares pode afetar o plâncton , gerando assim um desequilíbrio das teias alimentares
5)Por que na água estagnada é onde se produz o mosquito causador da malária .Existem outras doenças que também podem ser combatidas com o mesmo cuidado,como por exemplo a dengue
6)Não ,o Triatoma não é o agente etiológico da doença e sim o vetor da doença, o agente etiológico é o protozoário
7)Doença de chagas
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego).
8)É acusada por um protozoário denominado tripanossoma,quando o barbeiro é contaminado pelo protozoário , então pica uma pessoa infectada com o parasita,no seu intestino os parasitas se reproduzem, assim o barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma cruzi quando se coça. Os parasitas invadem as células e em seguida a corrente sanguínea .
9) a) Pois isso vai variar de pessoa em pessoa e também há uma variação em relação à espécie do plasmódio.
b)Sim. Porque o parasita se encontra no sangue das pessoas e ele quer entrar nas hemácias. A febre é um sintoma e nos mostra que tem algo de errado em nosso corpo. Os acessos febris estão relacionados a abertura das hemácias pelos parasitas.
c) A zona em laranja, é a zona tropical, onde a malária é predominante, porque ela é uma doença que se apresenta com mais força nos países de clima tropical e subtropical.
10) a)Paramecium e células de tecido epitelial possuem cílios. Euglena, Trypanossoma e espermatozoide possuem flagelo.
b)Cílios: deslocamento
Flagelos: locomoção
c)Através de pseudópodes
11) a)Febre amarela, leishmaniose, dengue e malária
b)A doença de Chagas, a leishmaniose e a malária são doenças causadas por protozoários(seres eucariontes, unicelulares e heterotróficos). A febre amarela e a dengue são causadas por vírus(seres acelulares), tais quais são transmitidas pela picada do mesmo mosquito -Aedes aegypti.
12) Letra “A”
13) Letra “E”
14) a)O agente causador é o Plasmodium e o vetor é a fêmea do mosquito.
b)A importância desse tipo de tratamento é que com a dosagem letal de radiação vai haver a morte das células afetadas pela malária e justamente essas células mortas vão agir como antígenos, “estimulantes” para a produção de anticorpos específicos.
15) Letra “A”
Biologia
ResponderExcluirResolução da atividade
Técnicos em informática
Equipe: Dayana , Ellen Karine, Francisca Letícia, Maria Amanda e Talita Santiago.
1- Os vacúolos contráteis são encontrados principalmente em protozoários de água doce.
Protozoários de água doce tem concentração celular maior que o meio circundante
2- Esse gênero pertencem ao grupo dos dinoflagelados e é um grupo bastante diversificado quanto a obtenção de energia nesse grupo. Algumas tem sua obtenção por meio de fagocitose e outras por fotossíntese.
3- O micronucleo do paramecio é responsavel por sua reprodução sexuada, se ele for retirado o organismo se
reproduzirá somente de maneira assexuada
4°) a) Sabe-se que as cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares.
Esse plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e agrupa seres fotossintetizantes e pequenos animais.
O termo plâncton, do grego 'planktos', significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.
5- Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6)Não. O Triatoma, também conhecido por barbeiro, é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.
7°) Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Doença de Chagas
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma através de lesões na pele.
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé
Leishmaniose
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles
8) A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento.
9°) A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas.
c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical
10 - A) As que tem cílios são: Paramecium e células do tecido epitelial.
Já as que apresentam flagelo são: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.
b) sim. A movimentação dos cílios, nas células epiteliais, provoca o deslocamento, como no epitélio da traqueia, onde os cílios promovem o deslocamento do muco.
No paramécio, os movimentos dos cílios são no deslocamento da célula.
E a ação do flagelo produz a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
c) Pela emissão de seus pseudópodes.
11 - A) A estratégia de controle da proliferação de mosquitos pode ser efetiva para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Agente causador:
Protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e malária
Vírus: febre amarela e dengue
12- Alternativa "A"
13° Alternativa "a"
14° a) O agente causador da malária é o Plasmodium sp e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
b) A dosagem letal de radiação provoca a morte das células e, portanto, impede a proliferação e reprodução do parasita. As células mortas do agente causador atuam como antígeno, ativando o sistema imunológico.
15° Alternativa "a"
Resolução da atividade.
ResponderExcluirTecnico em informatica.
Amael da silva carneiro.
1°) são encontrados em protozoarios de agua doce isso se deve ao fato de os protozoarios terem concentração celular maior que o meio circulante.
2- dinoflagelados eles capturam particulas de alimentos para sobreviver.
3- Ele produziria apenas pela forma assesuada.
4- a) Um é procarionte e o outro é eucariontes.
B) Ele não tem valor toxonômico.
C) Eles são de estrema importancia para a manutenção dos ecossistemas.
5- porque evitamos a ploliferação do mosquito da malaria e combatemos também a denque e chikungunya.
6- não. O mosquito de chagas é apenas o ventor da doença.
7- doença de chagas, malaria.
8- quando o barbeiro é contaminado pelo protozoario e o barbeiro pica o homem. Defeca e suas fezes contem os protozoarios a pessoa coça e é contaminado.
9- a)A febre varia dependendo da especie.
B) Os casos de febre estão relacionadas ao rompimento.
C) O clima favorece, a ploriferação nesses locais.
10- a) para mecium e celulas de tecido epitelial.
B) Sim. A o deslocamento celular nas celulas epiteliais.
C) pela emissão de seus pseudópodes.
11-A)sim. Pode ser efetiva para a controle da ploriferação de alguns mosquitos como os da denque.
12- protozoario: doenca de chagas.virus: febre amarela e denque.
12- "A"
13- "E"
14- a) causador: plasmodium e o vetor é a femea do mosquito anopheles.
B) A dosagem letal provoca
A morte.
15- "A"
Biologia
ResponderExcluirTécnico em Informática - (2 C)
Equipe: Athannys Monteiro, Ellen Queiroz, João Victor & Robson
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em relação ao Citoplasma. A água entra por hosmose e o vácuolo contrátil elimina o excesso de água da célula
2. A Noctiluca é um protista unicelular dinoflagelado, pertencente á classe Noctiluciphyceae, ordem Noctilucales. possuem 2 flagelos: um no poronga, outro no cingulo.
3. o peremácio perderia sua capacidade de reprodução, que é a função relacionada ao micronúcleo.
4. a) As Cianobactérias são seres procariontes e os protistas são seres eucariontes.
b) o termo não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâcton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares
5. A preservaçaão consiste ao vetor, sendo uma das principais medidas nesse sentido, evitar formação de água parada, onde se envolve a larva do mosquito, não só a malária mas também a dengue e chikugunya.
6. Não, o agente etio´logico (causador) da doença de chagas é o protozoário trypanosoma cruzitriatoma infestans é o nome do vetor, o inseto barbeiro.
7. 7- nome das doenças: Doença de Chagas, amebíase, Leishmaniose, malária e tricomoníase.
RESPECTIVAMENTE
Agente etiológico: Trypanossomo cruzi. Entamoeba histolytica. Leishmania spp. Anopheles. Tricomonas vaginalis.
Transmissão: transmitida pela barbeiro, uma doença de contágio indireto, ele chupa o sangue da vítima, defeca e elimina os protozoários. Ingestão de alimentos e água contaminadas com os custos das amebas. Ocorre pela picada de insetos flebotominias (mosquitos), não existe transmissão pessoa a pessoa e animal a animal. Pode infectar por contato sanguíneo e na fase fetal de mãe para filho. Contato sexual ou então roupas íntimas.
Medidas profiláticas: Usar mosquiteiros e maneiras para que o inseto penetre nas casas. Saneamento básico e água tratada. Uso de repelentes e mosquiteiros. Não deixar recipientes com águas paradas, sem entulhos. Higienização, usar preservativos e também roupas de si próprio
8. A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento
9. 9. A) O intervalo entre os acessos febris varia de acordo com a espécie de plasmodio
B) Sim, os acessos febris estão relacionados com o rompimento de hemácias infectadas
C) Zona tropical, que é a área de ocorrência do mosquito anófole
10. 10- a) Paramecium e células de tecido epitelial.
b) Sim. Os cílios podem além da locomoção, a remoção de impurezas e os flagelos apenas a locomoção.
c) Ele se descola através de pseudópode que são chamados de “falso pé”.
11. A) A estratégia de controle da proliferação de mosquitos pode ser efetiva para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Agente causador:
Protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e malária
Vírus: febre amarela e dengue.
12. Letra "a
13. E
14.a) Existem 3 causadores, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium faliparum. O vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles
15. Letra "a"
Resolução da atividade de biologia (parte1)
ResponderExcluirProfessor: Denis Andrade
Técnicas de Agronegócio 2°
Equipe:
Giselle Teixeira N:16
Glenda Nunes N:18
Jordânia Pereira N:23
Evilly Moana N:11
Kaylanne Alencar n°28
1- Isso se deve ao fato de que protozoários de água doce terem concentração celular maior que o meio circundante, o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente. Tal fato torna o vacúolo pulsante e o excesso que entra é expulso.Os protozoários de água doce são hipertônicos e precisam de vacúolos retráteis para conseguiram eliminar a água excessiva.
2- Esse gênero pertencem ao grupo dos dinoflagelados,a sua obtenção de energiau baseia-se em fagocitose e outras por fotossíntese.
3- Tal organismo se reproduziria apenas pela forma assexuada.
4- A) Os protistas são eucariontes, possuem material genético envolvido por uma membrana chamada carioteca. Com isso,as cianobactérias são seres procariontes, com material genético disperso no citoplasma,que não possuem carioteca, pois a carioteca é a membrana que delimita o núcleo da célula
B) O termo alga não tem valor taxonômico. Apenas abriga um grupo de organismos que possuem clorofila a, não possuem um talo diferenciado em raiz, caule e folhas, possuem hábitos aquáticos e são eucariontes heterotróficos, autotróficos ou mixotróficos.
5- Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também,é pela mesma razão.
Resolução da atividade de biologia (parte 2)
ResponderExcluirProfessor: Denis Andrade
Técnicas de Agronegócio 2°
Equipe:
Giselle Teixeira N:16
Glenda Nunes N:18
Jordânia Pereira N:23
Evilly Moana N:11
Kaylanne Alencar n°28
6- Errado, pois o agente etiológico da doença de chagas é o protozoário Trypanossoma cruzi
7- Amebíase: É uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos (forma que o protozoário adota quando está fora de um organismo).
Doença de Chagas: A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Após a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea.
Giardíase: É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição.
Leishmaniose: Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave.
Malária: Uma doença histórica, é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros.
Toxoplasmose: Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática
Entre outras.
8- A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento.
9- A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
B) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas.
C) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical.
10- A) As que apresentam cílios são: Paramecium e células do tecido epitelial.
Já as que apresentam flagelo são: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.
B) O movimento dos cílios provoca, nas células epiteliais, o deslocamento, como no epitélio da traqueia, onde os cílios promovem o deslocamento do muco.
No paramécio, os movimentos dos cílios resultam no deslocamento da célula.
E a ação do flagelo produz a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
C) Ao emitir seus pseudópodes.
Resolução da atividade de biologia (parte 3)
ResponderExcluirProfessor: Denis Andrade
Técnicas de Agronegócio 2°
Equipe:
Giselle Teixeira N:16
Glenda Nunes N:18
Jordânia Pereira N:23
Evilly Moana N:11
Kaylanne Alencar n°28
11- A) Para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Agente causador:
Protozoário- Doença de chagas, Leishmaniose e malária.
Vírus- febre amarela e dengue.
12- Alternativa “A”: Algas e bactérias.
13- Alternativa “E": O desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
14- A) O plasmódio.
B)- O agente causador da malária da malária é o Plasmodium sp e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles. A dosagem letal de radiação provoca a morte das células e, portanto, impede a proliferação e reprodução do parasita. As células mortas do agente causador atuam como antígeno, ativando o sistema imunológico.
15- Alternativa “E”: Pandemia, pois ocorre em todo continente.
Resolução da Atividade de Biologia página 69
ResponderExcluirProfessor: Denis Andrade
Curso: Informática 02
Equipe: Valesca Suiany Nº43,Rayssa Souza Nº38,Aparecida Ellen Nº6,Luiz Henrique Nº29
-RESOLUÇÃO-
(1)-Isso se deve ao fato de que protozoários de água doce tem concentração celular maior que o meio circular o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente e isso torna o vacúolo pulsante e o excesso que entra é expulso.
(2)-Dinoflagelados, pois eles são os que podem ser fotossintetizantes e pode apresentar alguns representantes heterótrofos.
(3)-O micronúcleo do paramécio é responsável por sua reprodução sexuada e se ele for retirado o organismo se reproduzirá somente de maneira assexuada ou seja sem troca de material genético.
(4)-a) Sabe-se que as cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias
alimentares.
(5)-porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária,então a melhor maneira de combate é a eliminação de água parada um grande exemplo é o Aedes Aegypti que transmite a partir da sua reprodução em água parada.
(06)- Não. O Triatoma, também chamado de barbeiro, é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.
(7)- Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Medidas profiláticas: proporcionar saneamento básico para toda a população;
utilizar sempre que possível água tratada para beber;
lavar as mãos antes e após as refeições;
lavar bem frutas e hortaliças e deixá-las de molho em uma solução de água sanitária e água (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água)
filtrar e ferver (por no mínimo 20 minutos) água de poço ou rios antes de bebê-las;
evitar o contato com fezes humanas;
lavar com muita água e sabão se tiver tido contato com fezes humanas.
Doença de Chagas (Tripanossomíase)
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Medidas profiláticas: Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé (Glossina).
Medidas profiláticas: A prevenção da doença do sono inclui evitar áreas endêmicas e/ou se proteger contra as picadas das moscas tsé-tsé. As roupas devem proteger o corpo todo e ser grossas, pois a picada das moscas pode transpassar as roupas mais finas. O uso de repelentes de insetos também é recomendado a fim de prevenir a doença do sono, porém sua eficácia contra as moscas tsé-tsé pode ser limitada.
Leishmaniose (Calazar)
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui (Lutzomyia).
Medidas profiláticas: Para prevenir, os humanos que moram em área de mata devem usar repelentes e roupas de manga comprida – o mesmo vale para quem for fazer trilhas. Já os cães devem usar coleiras com repelente e, se possível, serem vacinados contra o problema.
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego)
Medidas profiláticas: A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.
PARTE 1
PARTE 2
Excluir(8)- O Trypanosoma cruzi é um protozoário unicelular flagelado causador da Doença de Chagas. Ela é transmitida através das fezes de um inseto, o barbeiro, que contém as formas infectantes do T. cruzi. O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas.Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
Quando as células estão repletas de parasitos, eles novamente mudam para a forma tripomastigotas. Por estarem com grande quantidade de parasitos, as células se rompem e os protozoários atingem a corrente sanguínea, atingindo outros órgãos.
Nessa fase, se o hospedeiro vertebrado for picado pelo barbeiro, os protozoários serão transmitidos ao inseto. No intestino do barbeiro, mudam sua forma para epimastigotas, onde multiplicam-se e tornam-se novamente tripomastigotas, as formas infectantes aos vertebrados.
(9)-a )Porque os intervalos entre os acessos febris varia de acordo com a espécie de plasmódio.
b ) Sim, porque os acessos febris estão ligados com o rompimento de hemácias infectadas.
c ) É a Zona Tropical , por motivo que lá é uma área em que apresenta muita ocorrência do
mosquito anófele .
(10) - As que apresentam cílios são: Paramecium e células do tecido epitelial.
Já as que apresentam flagelo são: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.
b) O movimento dos cílios provoca, nas células epiteliais, o deslocamento, como no epitélio da traqueia, onde os cílios promovem o deslocamento do muco.
No paramécio, os movimentos dos cílios resultam no deslocamento da célula.
E a ação do flagelo produz a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
c) Pela emissão dos seus pseudópodes.
(11)- a ) Febre amarela , malária ,eishmaniose e dengue
b ) A febre amarela e a dengue elas são acusadas por meio do vírus e já as outras que
foram citadas ocorrem por protozoários.
(12)- a)
(13)- e)
(14)-a) o agente causador da malária é o Plasmodium sp e o vetor é fêmea do mosquito
Anopheles.
b)a radiação provoca a morte das células, impedindo a proliferação e reprodução do
parasita, e essas células mortas ativam o sistema imunológico.
(15)-a)
Obs: Não foi possível o envio direto pois aparecia uma mensagem de erro a respeito da quantidade de caracteres.Acima estão as 1 e 2 parte das respostas da atividade da página 69 de Biologia.
Resolução da atividade biologia pg 69
ResponderExcluirEquipe: Francisco Manuel, Eduarda Bravo, Magno Guilherme.
1. Protozoários de água doce, a água ela entra pela osmose e é eliminado seu excesso pelo vacúolo.
2. Eles pertencem ao grupo dos dinoflagelados, quando a obtenção de energia podem ser tanto fotossintetizantes como Heterotrofos.
3. Se retirar o micronúcleo( núcleo geminativo) de um paramécio o mesmo deixaria de se reproduzir de maneira sexuada trocando material genético e passaria a reproduzir apenas pela forma assexuada.
4.a) Os protistas são seres procariontes enquanto as cianobacterias são eucariontes.
b) O termo acima não possui valor taxonômico pois refere-se a diversos filos distintos.
c) A poluição de ambientes aquáticos pode afetar os fitoplânctons (microorganismos fotossintetizantes que flutuam na água doce e nos mares, sendo base da cadeia alimentar aquática) e com isso afetar o equilíbrio das teias alimentares.
5. Pois o mosquito transmissor da doença se reproduz deixando seus ovos na água para se transformarem depois em larvas, assim como o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Zica vírus, Chikunguya e Febre Amarela.
6. Não. O agente etiológico da doença de Chagas é o Triponossoma Cruzi, o Triatoma infestans é o vetor da doença.
7. Doenças de chagas
Agente etiológico: Triponossoma Cruzi
Transmissão(vetor): Triatoma infestans(barbeiro)
Medidas profiláticas: combater o vetor, que fica durante o dia nas frestas, especialmente nas construções de taipa, essas construções são um dos locais a seres tratados com inseticidas, alem do uso deb mosquiteiros.
Malária
Agente etiológico: Plasmodium
Transmissão(vetor): fêmea do mosquito anófele
Medidas profiláticas: combater o vetor, evitar forma agua parada.
8. Doenças de chagas é causada por um protozóario denominado= triponassoma um barbeiro ou chupança , contaminado pelo protozoário , pica um mamifero homem a picada causa coceira enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes.
9.a) os intercalados entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
B)os acessos de febres estão directamente relacionados ao rompimento
das hemácias infectadas.
C) o mapa destaca em cor avermelhada a área de ocorrência do mosquito anófode ,a zona tropical.
10. A) as que apresentam cilios são: paromeium e celulas do tecido epitelial ,os que apresentam flagelo são :euglena , trypanasama e ect.
B) o movimento dos celios provoca nas celulas epiteliais ,o deslocamento como no epitelio da tranqueia onde os cilios promovem o deslocamento do muco.
C) pela emissão de seus pseudópodes.
11. A) o controle da proliferação de mosquito pode ser efetiva para a febre amarela leishmoniose ,malária e dengue.
B) protozoário= doença de chagas , leishmoniose e malária =virius =febre amarela e dengue.
12. Letra "A"
13. Letra "E"
14.a ) o agente causador da malária é o plasmadium e seu vector é a fêmea do mosquito anapheles.
B) a dosagem letal de radiação provoca a morte das celulas e , portanto impede a proliferação e reprodução do parasita células mortas do agente causador atuam como antigeno, ativando o sistema imunológico.
15. Letra "E"
Atividade de Biologia
ResponderExcluirAluno: José Kaike Nº 17- 2ºB
1º) Não, os vacúolos contráteis estão presentes, principalmente em protozoários de água doce, por estes serem hiperônicos em relação ao ambiente, a água entra por osmose, e então os vacúolos contráteis eliminam o excesso de água e também alguns residuos, os protozoários parasitas não possuem vacúolos por terem a concentração interna semelhante com a externa, e os protozoários de água salgada não possuem vacúolos, por serem isotônicos em relação ao ambiente, mas existe alguns protozoários que possuem, mas são bem pequenos.
2º) Este gênero é do grupo dos dino flagelados, eles são heterótofros, se alimentan de suas presas graças aos seus longos tentaculos.
3º) Este paramécio não seria capaz de se reproduzir, já que o macronucleo apenas controla as funções vegetativas do paramécio.
4º)A) As cianobactérias diferentes do fitoplâncton, elas são procariontes e seus pigmentos estão contidos em lamelas que estão pelo citoplasma.
B) O termo "alga" não possui valor taxonômico, apenas designa um ser que faz fotossíntese, é eucarionte e de habitos aquáticos.
C) Os protistas, com destaque as algas, elas produzem grande parte do oxigênio do planeta terra e garante o inicio da cadeia alimentar aquática.
5º) Pelo fato de que a Malária é uma doença que chega ao ser humano atravez do mosquito anófele que utiliza da água parada para por seus ovos, outra doença evitada ao acabar com a água parada é a Leishmiose.
6º) Não considero correta, o Triatoma Infestans ou Barbeiro, é o vetor da doença, o agente etiológico é o protozoário Trypanosoma Cruzi.
7º) Chagas
-> Agente etiológico: Trypanosoma Cruzi.
->Transmissão: Atravez da alimentação do besouro Barbeiro que ao sugar o sangue de sua vitima, ele defeca transmitindo a doença.
->Medidas profiláticas: Utilzar insetisidas em casas de taipa e mosquiteiros em camas e berços.
Malária
-> Agente etiológico: Os protozoários do gênero Plasmodium.
-> Transmissão: Atravez da picada do mosquito anófele.
->Medidas profiláticas: Evitar água parada.
8º) -> Protozoário(trypanosoma Cruzi) fica no intestino do Barbeiro
-> Barbeiro sai atrás de alimento
->Barbeiro suga sangue de sua vitima
-> O protozoário chega a vitima atravez do coco do Barbeiro
->O protozoário se desenvolve na vitima
->O barbeiro ao picar novamente a vitima o protozoário volta ao seu intestino
9º)A) Por terem sido infectados por diferentes protozoários que causam a doença Malária.
B) Sim, no mmento em que o sangue está cheio do protozoário, eles infectam as hemácias para se multiplicar e chega um ponto em que as hemacias se rompem liberando mais do protozoário no sangue, e a cada rompimento de hemácias em conjunto, temos o acesso febril.
C) Estas são áreas que algumas possuem muita gente que mora em locais sujos ou que não tem saneamento básico, em geral países não desenvolvidos ou subdesenvolvidos em que grande parte da populção é de classe média ou a baixo.
10º) A) Paramecium, euglena e celulas do tecido epitelial possuem cilios, o espermatozoide e e o tryposoma Crizus são flagelados.
B) Os cilios estão por toda a superficie do protozoário, já o flagelo é apenas ums ou algumas estruturas.
C) Se locomovem por expanssões alongadas emitidas pela celula, que são os pseudópodes.
11º) A) Dengue, malária, febre amarela e leishmaniose.
B)Causa por Protozoários-> Chagas, malária, leishmaniose
Causa por Virus-> Dengue e febre amarela
Dessa forma podemos estudar melhor como cada doença se desenvolve no corpo humano, assim podemos desenvolver medicamentos eficazes as cada um.
12º) Letra A
13º) Letra E
14º) A) O agente causador são protozoários do gênero Plasmodium, e o vetor é o mosquito anófele.
B) Com estas celulas em nosso organismo, nosso sistema imunológico já começa a estudar em como combater a ameaça.
15º) Letra A
Atividade de Biologia referente a página 69;
ResponderExcluirTurma: 2° Ano de Mecânica
Equipe: Alice Vitória, N°02; Lívya Maria, N°24; Lucas E. de Jesus, N°26; Pedro Henrique, N°36;Vitória Martins, N°43
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2. Dinoflagelados, que podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
3. O paramécio perderia sua capacidade de reprodução, que é função relacionada ao micronúcleo.
4. a) As cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b)Não tem valor taxonômico, pois detém de diversos filos distintos.
5. Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6. Não. O agente etiológico causador dessa doença é o Trypanosoma cruzi.
7. Doença de Chagas- seu agente é o Trypanosoma cruzi, se prolifera pelo inseto Triatoma infestans(barbeiro) e como medidas principais é necessário a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas para combater o vetor;
Malária- seu agente tem os tipos de Plasmodium: Vivax, malarie e falciparum; se prolifera através das fêmeas do mosquito anófele e como medidas principais é necessário telas em portas e janelas, uso de repelente, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, entre outras;
Leishmaniose- seu agente é o flagelado Leishmania, se prolifera através da fêmea do mosquito Lutzomyia(mosquito-palha) e como medidas principais é necessário a utilização de repelentes, o uso de telas nas portas e janelas, conservação das casas, entre outras;
Toxoplasmose- seu agente é o esporozoário Taxoplasma gondii, seu se prolifera através das contaminação de animais como o gato, que pelas suas fezes há o contato e assim se determina a doença, como medidas principais é necessário a higiene para com animais domésticos, lavar muito bem as frutas e verduras, consumir água filtrada, entre outras.
8. O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9. a) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas. c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical.
10. a) Paramecium e as células do tecido epitelial. Euglena, Trypanosoma e o espermatozoide. b) Sim, pois a forma de deslocamento é diferente. c) Ele é um pseudópode, ou seja, se desloca pela sua composição gelatinosa.
11- a) Malária, dengue,febre amarela e leishmaniose.
b) A febre amarela e a dengue são causadas por vírus. As outras doenças citadas são causadas por protozoários.
12. Alternativa "E".
13. Alternativa "E".
14. a)O agente causador da malária é o Plasmodium e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
b) A radiação provoca a morte das células e então impede a reprodução . As células mortas do agente causador ativam o sistema imunológico.
15. Alternativa "E".
Atividade de biologia
ResponderExcluirProfessor: Dênis Andrade
Turma: Segundo ano de mecânica
Aluno: José Eduardo
Número: 19
1° protozoários de água doce, a osmose faz com que a água entre na célula e o vacúolo contrátil fica responsável para eliminar essa água que entrou na célula para não rompe-la.
2° ela pertence ao grupo dinoflagelados e ela obtém energia a partir de fotossíntese e usam o óleo e amido como reserva energética.
3° se o micronúcleo fosse retirado do paramécio ele não poderia se reproduzir pois sua reprodução é feita por bipartição.
4° a) as cianobactérias são eucariontes, já os protistas são procariontes.
b) o termo alga não tem valor taxonômico pois ela tem diversos filos.
c) a importância dos protistas valem para a teia alimentar pois muitos deles são a base de todo o ecossistema estável na teia alimentar.
5° a forma da doença se espalhar é usando seu vetor (a fêmea do mosquito anófele) onde que ela deposita os seus ovos em água parada, assim procriando mais mosquitos para poder aumentar o teor de contaminação. Existem também outras doenças que são transmitidas pelos como a Leishmaniose, Dengue, febre amarela entre outros.
6° está errado pois o agente etiológico é o protozoário Trypanosoma cruzi e o Triatoma infestans é o inseto que transmite.
7° Doença de Chagas;
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi;
Vetor: pelo o inseto barbeiro;
Medidas profiláticas: usar mosquiteiros em camas e berços, tapar as frestas em muros de casas e evitar transfusões sanguíneas sem o prévio exame.
Giardíase;
Agente etiológico: Giardia lamblia;
Vetor: não tem;
Medidas profiláticas: saneamento básico e cuidados pessoais com a alimentação.
Leishmaniose;
Agente etiológico: Leishmania;
Vetor: mosquito-palha;
Medidas profiláticas: uso de repelentes e eliminação do foco de reprodução do mosquito.
Malária;
Agente etiológico: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae, Plasmodium falciparum;
Vetor: fêmea do mosquito anófele;
Medidas profiláticas: combate ao vetor da doença.
Toxoplasmose;
Agente etiológico: Toxoplasma gondii;
Vetor: não tem;
Medidas profiláticas: cuidados higiênicos com os animais domésticos, lavar muito bem frutas e verduras e consumir água filtrada.
8° O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9° a) elas variam dependendo da espécie do plasmódio transmissor da malária
b) a relação que existe entre os acessos febris e o que acontece no sangue são de acordo quando acontece o rompimento das hemácias infectadas onde aumenta a temperatura corporal.
c) nesses locais o clima quente e úmido tropical é o local perfeito para a proliferação do seu vetor.
10° a) cílios: Paramecium e o tecido epitelial
Flagelos: Euglena, Tripanosoma e espermatozóide.
b) as células com cílios tem sua movimentação pelos cílios, filamentos curtos e são numerosos, já os flagelados se locomovem pelo flagelo, filamentos longos e pouco numerosos.
c) eles se locomovem pele pseudópodes que fazem a mesma função de um pé.
11° a) febre amarela, a malária, a dengue, Leishmaniose.
b) febre amarela e dengue: causador vírus
A malária e leishmaniose: causador protozoário.
12° Letra "b"
13° Letra "e"
14°a) agente causador: Plasmodium
Vetor: fêmea do mosquito anófele
b) com a dosagem de radiação na célula ela não consegue se reproduzir e assim não pode se proliferar. Com as células mortas o sistema imunológico se adapta ao protozoário para poder amenizar a doença
15° letra "c"
Olá sou Leticia a equipe é composta por 5 alunas de agro 2: Leticia Gomes N° 30
ResponderExcluirFábia Lorena N-12
Jordanna Maria N-24
Maria Juliana N-34
Lorrany Ferreira N- 33
1- Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2-O gênero citado pertence ao grupo dos dinoflageladod, o qual é um grupo diversificado a obtenção de energia. A espécies desse gênero são heterotróficos e se alimentam por fagocitose e outros menores seres.
3-Se um paramécio têm o micronúcleo retirado da célula, em alguma situação experimental, tal organismo se reproduziria só pela forma assexuada, sendo assim depois que retirado não poderá mais acontecer a reprodução sexual pois não haverá a troca de material genético.
4- A. Por que os protistas são eucariontes e as cianobactérias são procariontes.
B. Este termo não contém valor taxonômico, pois "alga" corresponde a diversos filos diferentes.
5-Porque é na água que se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com lugares de água parada possivelmente acaba com o mosquito, evitando a malária,a dengue, a febre amarela entre outras q também a transmitida pela mesma razão.
6-Não. O Triatoma(barbeiro) é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.
7-Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Sintomas: Ulcerações intestinais, diarréia, enfraquecimento.
Doença de Chagas (Tripanossomíase)
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Sintomas: Miocardite, lesões da musculatura do tubo digestório (esôfago).
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé (Glossina).
Sintomas: Lesões meningoencefálicas.
Leishmaniose (Calazar)
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui (Lutzomyia).
Sintomas: Hipertrofia do baço e fígado, febre, enfraquecimento.
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego).
Sintomas: Febre, anemia, lesões no baço, fígado e médula óssea.
8-É acusada por um protozoário denominado tripanossoma,quando o barbeiro é contaminado pelo protozoário , então pica uma pessoa infectada com o parasita,no seu intestino os parasitas se reproduzem, assim o barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma cruzi quando se coça. Os parasitas invadem as células e em seguida a corrente sanguínea .
9-
A) Os intervalos entre os acessos de febre variam dependendo da espécie de plasmódio
b) Os acessos de febres estão relacionados ao rompimento das hemácias infectadas
c) O mapa destaca em vermelho a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical
10- a- Paramecium e células de tecido epitelial possuem cílios. Euglena, Trypanossoma e espermatozoide possuem flagelo.
b- Cílios: deslocamento
Flagelos: locomoção
c- Através de pseudópodes
11- A- A febre amarela, leishmaniose, malária e a dengue.
B- Doenças causadas por protozoários: doença de Chagas, leishmaniose, e a malária
Doenças causadas por vírus: A dengue e a febre amarela.
12- Letra (a)
13- Letra (e)
14 A_ o agente causador da malária é o plasmodium, pois é o vetor é a fêmea do mosquito anopheheles.
B_ A dosagem letal de radiação provoca morte nas células, é, portanto impede a proliferação é reprodução do parasita.
As células mortas do agente atua como antígeno, ativando o sistema imunológico.
15- Letra (E)
Atividade de Biologia
ResponderExcluirProfessor Denis Andrade
Técnico em Mecânica Industrial-2º D
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2. Dinoflagelados, que podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
3. O paramécio perderia sua capacidade de reprodução, que é função elacionada ao
micronúcleo.
4. a) As cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) O termo não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares.
5. Para combater a malária, evitamos a formação de água parada porque o mosquito transmissor da doença se reproduz na água.
6-Não. O agente etiológico (causador) da doença de Chagas é o protozoário trypanosoma cruzi.triatoma infestans é o nome do vetor , o inseto barbeiro.
7. Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Doença de Chagas (Tripanossomíase)
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé (Glossina).
Leishmaniose (Calazar)
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui (Lutzomyia).
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego)
8. A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento
9 A- o intervalo entre os acessos febris varia de acordo com a espécie plasmódio.
B- sim :os acessos febris então relacionados com o rompimento de hemácias infectadas .
C- zona tropical,que é a ária de ocorrência do mosquito anófele.
10. A) cílios: Paramecium e células do tecido epitelial, flagelo: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.
b) O movimento dos cílios provoca, nas células epiteliais, o deslocamento, como no epitélio da traqueia, onde os cílios promovem o deslocamento do muco. No paramécio, os movimentos dos cílios resultam no deslocamento da célula. E a ação do flagelo produz a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
11. A) A estratégia pode ser efetiva para o controle da proliferação dos mosquitos que transmitem as seguintes enfermidades: febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Distribuindo as cinco doenças em grupos de acordo com o tipo de agente causador, sendo vírus ou protozoários, teremos: por protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e Malária. Por vírus: febre amarela e dengue
12. letra "a"
13. Alternativa "E"
14. a) O plasmódio
b) Com a dosagem, a morte das células impede a proliferação dos parasitas. As células mortas do agente causador acabam atuando
como antígeno
15) Alternativa "E"
equipe: Átila (04)
Samara (39 )
Tais (40)
Jaianny (16 )
Exercício de Biologia
ResponderExcluirTurma: 2°C
Equipe: Lucas Souza, Rafael Barros e Ísis Chaves.
1. São encontrados principalmente em protozoários de água doce, isso se deve ao fato de que eles são hipertônicos e precisam do vacúolo contrátil para eliminar o excesso de água.
2. Pertence ao grupo dos dinoflagelados. Em sua maioria, os organismos desse grupo tem sua obtenção de energia através de fotossíntese e fagositose.
3. O micronúcleo do paramécio é uma estrutura responsável por sua reprodução sexuada. Portanto, se ele for retirado, o organismo se reproduzirá somente de maneira assexuada.
4. a.A principal diferença está na estrutura da célula, a cianobactéria é procarionte e os protistas são eucariontes.
b.Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c.A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que pode alterar a cadeia alimentar marinha além de diminuir o nível de oxigênio no planeta.
5. Porque as larvas do mosquito se desenvolvem na água parada. A dengue também conta com essa medida de prevenção pela mesma razão.
6. Não, pois o Triatoma é apenas o vetor da doença, o agente etiológico é o protozoário Trypanossoma cruzi.
7. *Disenteria
Agente: Entamoeba histolyca;
Transmissão: Consumo de água e alimentos contaminados por cistos do protozoário;
Prevenção: Consumir água tratada, mas se não for, filtrar ou ferver, assim como lavar bem os alimentos e evitar ingeri-los crus; higiene pessoal.
*Doença de Chagas
Agente: Trypanosoma cruzi;
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma através de lesões na pele e contato com mucosas; trasfusão sanguínea, transmissão vertical e ingestão de alimentos contaminados;
Prevenção: A principais medidas profiláticas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, uso de mosquiteiros ou telas metálicas e proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.
*Giardíase
Agente: Giardia lamblia;
Transmissão: Consumo de água ou alimentos contaminados e contato com qualquer coisa contaminada;
Prevenção: Consumir água tratada, mas se não for, filtrar ou ferver, assim como lavar bem os alimentos e evitar ingeri-los crus; higiene pessoal.
*Leishmaniose
Agente: Leishmania brasiliensis;
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou birigui;
Prevenção: Principalmente a eliminação de focos de reprodução do mosquito-palha, mas, algumas outras medidas também podem ajudar, como: manter o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo, higiene pessoal, uso de telas em portas e janelas e uso de repelente.
*Malária
Agente: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum;
Transmissão: Picada pela fêmea do mosquito Anophele;
Prevenção: Evitar acúmulo de água parada, saneamento básico, uso de mosquiteiros ou telas metálicas e proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.).
8. A doença de Chagas é uma doença tropical causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por meio de um inseto denominado Triatoma infestans, também conhecido como barbeiro. O protozoário vive no intestino do vetor (besouro barbeiro), que ao picar uma pessoa, defeca, essas fezes contém tripanossomo, que por sua vez pode penetrar no organismo através do ato de coçar ou do contato de áreas contaminadas com as mucosas (boca, nariz, olhos); vale lembrar que o agente etiológico pode ser transmitido através de transfusão sanguínea. A longo prazo a doença pode causar complicações em alguns órgãos como intestino, fígado e coração.
9. a.A espécie do plasmódio influencia os intervalos de acessos da febre.
b.Sim, pois eles estão relacionados ao rompimento das hemácias.
c.Há uma ocorrência maior em países da zona tropical, pois o mosquito Anophele é típico dessas regiões.
10. a.Paramecium e células do tecido epitelial apresentam cílios. Já Euglena, Trypanosoma e espermatozoide possuem flagelo.
Excluirb.Sim, a movimento dos cílios nas células epiteliais causa a locomoção, mas não da própria célula como acontece com o paramécio; exemplo são as células epiteliais encontradas na traqueia, onde o batimento ciliar desloca partículas e microrganismos e impede a entrada nos pulmões. Nos seres flagelados citados a função do flagelo é principalmente locomoção das células e seres.
c.Pela emissão de seus pseudópodes.
11. a.Todas, exceto a doença de Chagas.
b.Protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e Malária.
Vírus: Febre amarela e Dengue.
12. "a"
13. "e"
14. a.A malária pode ser causada por três espécies de protozoários do gênero Plasmodium: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum. Seu agente transmissor é o mosquito anophele.
b.A radiação irá provocar a morte das células, impedindo assim a reprodução do parasita. Como não têm mais capacidade reprodutiva, elas atuarão apenas como antígenos para ativar o sistema imunológico.
15. "a".
Equipe: Lergiane Matias, Vitória Larissa, Jeycy Maria.
ResponderExcluirTurma: Finanças 2B
1- Os vacúolos contráteis são encontrados principalmente em protozoários de água doce.
Protozoários de água doce tem concentração celular maior que o meio circundante.
2- Esse gênero pertencem ao grupo dos dinoflagelados e é um grupo bastante diversificado quanto a obtenção de energia nesse grupo. Algumas tem sua obtenção por meio de fagocitose e outras por fotossíntese.
3- O micronucleo do paramecio é responsavel por sua reprodução sexuada, se ele for retirado o organismo se
reproduzirá somente de maneira assexuada.
4- a) Sabe-se que as cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares. Esse plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e agrupa seres fotossintetizantes e pequenos animais. O termo plâncton, do grego 'planktos', significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.
5- Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6.Não. o triatoma,também conhecido por barbeiro,é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário trypanossoma cruzi.
7° Doença de Chagas;
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi;
Vetor: pelo o inseto barbeiro;
Medidas profiláticas: usar mosquiteiros em camas e berços, tapar as frestas em muros de casas e evitar transfusões sanguíneas sem o prévio exame.
Giardíase;
Agente etiológico: Giardia lamblia;
Vetor: não tem;
Medidas profiláticas: saneamento básico e cuidados pessoais com a alimentação.
Leishmaniose;
Agente etiológico: Leishmania;
Vetor: mosquito-palha;
Medidas profiláticas: uso de repelentes e eliminação do foco de reprodução do mosquito.
Malária;
Agente etiológico: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae, Plasmodium falciparum;
Vetor: fêmea do mosquito anófele;
Medidas profiláticas: combate ao vetor da doença.
Toxoplasmose;
Agente etiológico: Toxoplasma gondii;
Vetor: não tem;
Medidas profiláticas: cuidados higiênicos com os animais domésticos, lavar muito bem frutas e verduras e consumir água filtrada.
8° O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9.A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas. c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical.
10.a)Paramecium e células de tecido epitelial possuem cílios. Euglena, Trypanossoma e espermatozoide possuem flagelo.
b)Cílios: deslocamento
Flagelos: locomoção
c)Através de pseudópodes
11) a)Febre amarela, leishmaniose, dengue e malária
b)A doença de Chagas, a leishmaniose e a malária são doenças causadas por protozoários(seres eucariontes, unicelulares e heterotróficos). A febre amarela e a dengue são causadas por vírus(seres acelulares), tais quais são transmitidas pela picada do mesmo mosquito -Aedes aegypti.
12- letra (A)
13- letra (E)
14- a)O agente causador da malária da malária é o Plasmodium sp e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
b) A importância desse tratamento é impedir a contaminação e a manifestação da doença nos indivíduos vacinados. Algumas moléculas das células mortas são reconhecidas como antígenos, os quais estimulam a produção de anticorpos específicos.
15-letra (A)
Atividade de Biologia
ResponderExcluirTécnico em Agronegócio
Equipe:Gabriel N°13
Rejanne Moura N° 37
Kezia Custódio N°32
1- Isso se deve ao fato de que protozoários de água doce terem concentração celular maior que o meio circundante, o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente. Tal fato torna o vacúolo pulsante e o excesso que entra é expulso.Os protozoários de água doce são hipertônicos e precisam de vacúolos retráteis para conseguiram eliminar a água excessiva.
2- Esse gênero pertencem ao grupo dos dinoflagelados,a sua obtenção de energiau baseia-se em fagocitose e outras por fotossíntese.
3- Tal organismo se reproduziria apenas pela forma assexuada.
4- A) Os protistas são eucariontes, possuem material genético envolvido por uma membrana chamada carioteca. Com isso,as cianobactérias são seres procariontes, com material genético disperso no citoplasma,que não possuem carioteca, pois a carioteca é a membrana que delimita o núcleo da célula
B) O termo alga não tem valor taxonômico. Apenas abriga um grupo de organismos que possuem clorofila a, não possuem um talo diferenciado em raiz, caule e folhas, possuem hábitos aquáticos e são eucariontes heterotróficos, autotróficos ou mixotróficos.
5- Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também,é pela mesma razão.
Laysa Emanuela-29
ResponderExcluirThais Santos-40
Sandy Correia-38
Agronegócio 2.
Resolução da atividade:
1-Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
•
2-Dinoflagelados, que
podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
•
3-O organismo se reproduzirá somente de forma assexuada, pois o micronúcleo do paramécio é uma estrutura que é responsável pela efetivação da sua reprodução sexuada caso tirado não ocorreria esse tipo de reprodução.
•
4-a) os protistas são eucariontes e as cianobactérias procariontes
b-por não corresponderem a diversos filos distintos elas não possuem valor taxonômico
c-sem as devidas preservações , a poluição aumenta acarretando vários problemas. A poluição dos mares pode afetar o plâncton , gerando assim um desequilíbrio das teias alimentares.
•
5- Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
•
6-Não. O Triatoma, também conhecido por barbeiro, é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.
•
7- Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Doença de Chagas
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma através de lesões na pele.
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé
Leishmaniose
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles .
•
8- quando o barbeiro é contaminado pelo protozoario e o barbeiro pica o homem. Defeca e suas fezes contem os protozoarios a pessoa coça e é contaminado.
•
9- a)A febre varia dependendo da especie.
B) Os casos de febre estão relacionadas ao rompimento.
C) O clima favorece, a ploriferação nesses locais.
•
10- a) para mecium e celulas de tecido epitelial.
B) Sim. A o deslocamento celular nas celulas epiteliais.
C) pela emissão de seus pseudópodes.
•
11- A) Para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Agente causador:
Protozoário- Doença de chagas, Leishmaniose e malária.
Vírus- febre amarela e dengue.
•
12- Alternativa “A”: Algas e bactérias.
•
13- Alternativa “E": O desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
•
14- A) O plasmódio.
B)- O agente causador da malária da malária é o Plasmodium sp e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles. A dosagem letal de radiação provoca a morte das células e, portanto, impede a proliferação e reprodução do parasita. As células mortas do agente causador atuam como antígeno, ativando o sistema imunológico.
•
15- Alternativa “E”: Pandemia, pois ocorre em todo continente.
Atividade de Biologia
ResponderExcluirProfessor Denis Andrade
Técnico em Mecânica Industrial-2º D
Equipe: Afonso Henrique n°01; Cláudio Mardley n°08; Elias Cândido n°10; José Cauã n°18; Marcos Levi n°30 e Max Rodrigues n°34.
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2. Dinoflagelados, que
podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
3. O paramécio
perderia sua
capacidade de
reprodução,
que é função
relacionada ao
micronúcleo.
4. a) As cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b)Não tem valor taxonômico, pois detém de diversos filos distintos.
5. Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6. Não. O agente etiológico causador dessa doença é o Trypanosoma cruzi.
7. •Doença de Chagas- seu agente é o Trypanosoma cruzi, se prolifera pelo inseto Triatoma infestans(barbeiro) e como medidas principais é necessário a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas para combater o vetor; •Malária- seu agente tem os tipos de Plasmodium: Vivax, malarie e falciparum; se prolifera através das fêmeas do mosquito anófele e como medidas principais é necessário telas em portas e janelas, uso de repelente, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, entre outras; • Leishmaniose- seu agente é o flagelado Leishmania, se prolifera através da fêmea do mosquito Lutzomyia(mosquito-palha) e como medidas principais é necessário a utilização de repelentes, o uso de telas nas portas e janelas, conservação das casas, entre outras; • Toxoplasmose- seu agente é o esporozoário Taxoplasma gondii, seu se prolifera através das contaminação de animais como o gato, que pelas suas fezes há o contato e assim se determina a doença, como medidas principais é necessário a higiene para com animais domésticos, lavar muito bem as frutas e verduras, consumir água filtrada, entre outras.
8. O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9. A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas. c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical.
10. a) Paramecium e as células do tecido epitelial. Euglena, Trypanosoma e o espermatozoide. b) Sim, pois a forma de deslocamento é diferente. c) Ele é um pseudópode, ou seja, se desloca pela sua composição gelatinosa.
11- a) malária, dengue,febre amarela e leishmaniose.
b) A febre amarela e a dengue são causadas por vírus. As outras doenças citadas são causadas por protozoários.
12. Alternativa E.
13. Alternativa E.
14. a)O agente causador da malária é o Plasmodium e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
b) A radiação provoca a morte das células e então impede a reprodução . As células mortas do agente causador ativam o sistema imunológico.
15. Alternativa E.
Ana Késya N° 2
ResponderExcluirAparecida Edina N° 5
Emily Oliveira N°11
Gabryelly Rabelo N°14
Pedro Vieira N° 36
Todos são de informática! :)
1 - Água doce, eles são hipertônicos em relação a água, logo eles necessistam de um vacúolo contrátil que elimine a água que entra nele pela osmose.
2 - Pertencem ao grupo dos dinoflagelados, alguns exemplos de obtenção de energia é de forma heterotrófica, fotossíntese, mixótricos e parasitas.
03. o micronucleo do paramecio é responsavel por sua reprodução sexuada, se ele for retirado o organismo se reproduzirá somente de maneira assexuada (sem troca de material genetico).
4 a) Sabe-se que as cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
c) A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares.
5 - Por conta de na água se reproduzir o mosquito transmissor da doença, do mesmo modo que é transmitida a dengue.
06. Não. O Triatoma, também conhecido por barbeiro, é apenas o vetor da doença. Oa agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.
07 nome da doença
Malária
Agente etilógico
plasmodium
Transmissão
Por produtos sanguíneos
(Agulhas sujas ou sangue não testado)
Vetor
Anopheles
Medidas profiláticas
A prevenção consiste em evitar picadas de mosquitos usando repelente
Nome da doença
Doença de Chagas
Agente etilógico
Trypanosoma Cruzi
transmissão
Por picadas ou ferroadas de animais ou insetos
vetor
Barbeiro
Medidas profiláticas
Cuidados com a conservação das casas e inseticidas
8. A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento.
9)A) Depende da espécie de plasmódio.
B) Rompimento das hemácias infectadas
C) O mapa destaca, em vermelho, a área de ocorrência do mosquito anáfele, a zona tropical
10) A) Cílios: Paramecium e células do tecido epitelial.
Flagelo: Euglena, Trypanosoma e espermatozóide.
B) Cílios: nas células epiteliais provoca o deslocamento. No paramécio, resulta no deslocamento da célula.
Flagelo: locomoção das Euglenas, dos trypanosomos e espermatozóides.
C) Emissão de seus pseudópodes.
11-
A) A estratégia de controle da proliferação de mosquitos pode ser efetiva para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
B) Agente causador:
Protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e malária
Vírus: febre amarela e dengue.
12-
Alternativa A
13-
Alternativa E
14) A) Protozoários do gênero plasmadium, seu transmissor é o mosquito prego, mosquito do gênero Anopheles.
B) Impedir que os indivíduos vacinados tenham contaminação e manifestação. Algumas moléculas das células mortas são conhecidas como antígenos, que estimulam a produção de anticorpos.
15. A malária pode ser classificada como endemia,porque ela se concentra em uma área geográfica restrita daquele continente
Resolução da Atividade de Biologia (PARTE 1)
ResponderExcluirTurma: Finanças 2
Equipe: Mikelle Nº 31, Nayanne Nº 32, Pedro Henrique Nº 33
1ª Protozoários de água doce. Esses são hipertônicos ao meio externo e hipotônicos em relação ao citoplasma e recebem influxo constante de água por meio da osmose que para não se romperem eliminam o excedente de água pelos vacúolos pulsáteis.
2ª O grupo Noctiluca é pertencente dos dinoflagelados, ou seja, possuem dois flagelos e, portanto, duas formas de obtenção de energia. No caso desta pode ocorrer a fotossintetizante ou heterotrófica.
3ª Esse paramécio não poderia se reproduzir pois o micronúcleo está inteiramente ligado à função de reprodução (por bipartição ou conjugação).
4ª a) Apesar de serem unicelulares, os protistas autótrofos são eucariontes e esta característica os difere das cianobactérias, que são procariontes.
b) Atualmente as algas não são consideradas um grupo taxonômico pois esta detém de 6 grandes filos distintos.
c) A poluição dos mares é algo preocupante em diversos fatores, porém, quanto aos riscos ao reino protista podemos destacar mais especificamente os plânctons que por ser o elo mais importante de sua teia alimentar, pode afetar negativamente o ecossistema aquático.
5ª O cuidado com o acúmulo de água se deve pelo fato de ser o local de proliferação de mosquitos. Essa precaução não combate somente a Malária, mas também outra doença provocada pelo mesmo transmissor (mosquito Anopheles) que é a filaríose linfática, além de outras doenças como a dengue, zika e chikungunya, provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
6ª A anotação está incorreta. O transmissor da doença de Chagas é o Triatoma Infestans, mas o agente etiológico é o protozoário Trypanossoma Cruzi.
7ª - Amebíase - Entamoeba Hystolitica - Alimentos ou água contaminados - cuidados com alimentos, ingestão de água potável/filtrada, e medidas de saneamento e higiene, etc.
- Doença de Chagas - Trypanossoma Cruzi - Triatoma Infestans (barbeiro), transfusão de sangue, ingestão de alimentos contaminados pelo transmissor, etc. - Combate ao transmissor e utilização de bancos de sangue seguros.
- Giardíase - Giardia Lamblia - Ingestão de alimentos ou água contaminados - Consumo de água potável/filtrada, cuidados com alimentos, medidas de higiene e saneamento, etc.
- Leishmaniose - Leishmania brasiliensis - Mosquito Lutzomiya - Combate ao transmissor e utilização de bancos de sangue seguros.
- Malária - Plasmodium Sp - Anopheles ou transfusão de sangue - Combate ao transmissor e uso de bancos de sangue seguros.
Resolução da Atividade de Biologia (PARTE 2)
Excluir8ª A doença de Chagas é uma doença ocasionada ela picada do mosquito Barbeiro - portador do protozoário Trypanossoma Cruzi - que ao entrar em contato com o mamífero incita a coceira da região. Ao coçar a pele, o mosquito deposita suas fezes contaminadas, assim são direcionadas até a picada, adentrando e infectando o sangue.
9ª a) O intervalo entre os acessos febris varia de acordo com o tipo de plasmódio.
b) Sim. Os acessos febris ocorrem em razão do rompimentos das determinadas hemácias infectadas.
c) As áreas destacadas no mapa são zonas tropicais, locais propícios para proliferação do mosquito Anopheles, o que decorre a repercussão da doença.
10ª a) Apresentam cílios: Paramecium e tecido epitelial. Apresentam flagelo: Euglena, Trypanossoma e espermatozoide.
b) O movimento dos cílios nas células proporcionam o deslocamento do muco, enquanto que no paramécio a movimentação dos cílios faz o deslocamento da célula além da função do flagelo estar associada a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
11ª a) Pode ser efetiva para combater a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
b) Podemos distribui-las por tipo de agente etiológico: Doenças por protozoários - Doença de Chagas, Malária e Leishmaniose. Doenças por vírus: Febre amarela e dengue.
12ª "A"
13ª "E"
14ª a) O agente causador é do gênero Plasmodium e o seu vetor é o mosquito Anopheles.
b) Com a dosagem, a morte das células impede a proliferação dos parasitas, enquanto as células mortas agem como antígeno ao agente causador.
15ª "E"
Trabalho de Biologia
ResponderExcluirTurma - Agronegócio 2
Equipe: Thawane Viana 05, Diannyfa Parnaiba 07, Eduardo Kauan 09, Kamily Ferreira 26, Linda Dália 30.
1- Eles são geralmente encontrados em protozoários de água doce, pois eles são mais concentrados do que o meio onde se localizam. Assim, eles necessitam de um vacúolo contrário para que ele tenha a condição de eliminar a água que entra pelo processo de osmose.
2- Noctiluca pertence ao grupo dos dinoflagelados, portanto os mesmos podem ser fotossíntetizantes e representantes heterotróficos. Tem as espécies parasitas como a pfiesteria piscicida e também decompositora.
3- Se for retirado o organismo, só poderá se reproduzir de maneira assexuada, pois o micronúcleo do paramécio é o responsável pela produção sexuada.
4- a) As cianobactérias são seres procariontes, ou seja, seu material genético está disperso no citoplasma. Não possui carioteca, já os protistas são eucariontes, possuem material genético envolvido por uma membrana, que é a carioteca.
b) Não tem valor taxonomico algum. Elas abrigam um grupo de organismos que possuem uma clorofila. Correspondendo a diversos filos distintos.
c) Eles são a base da cadeia. Alimentos dos oceanos, onde a maior parte da vida terrestre ocorre, são também as principais produtores de oxigênio presente na atmosfera de nosso planeta. Os ecossistemas aquáticos tem uma grande importância, pois se quisermos que haja vida na biosfera terrestre.
5- O mosquito que transmite o protozoário causador da malária se reproduz na água parada. Então se não deixamos água, não gera mosquitos e nem a malária. Lembrando de água parada também se faz presente a dengue, que se origina do mesmo.
6- Não, pois o Triatoma é apenas o vetor da doença. Chamamos de barbeiro quem causa mesmo essa doença, é o protozoário trypanossoma cruzi.
7- Doença -- Malária
Agente etilógico -- Plasmodium
Transmissão -- Agulhas sujas ou sangue não testado
Prevenção -- Usar repelente
Doença -- Chagas
Agente etilógico -- Trypanossoma Cruzi
Transmissão -- Pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado, passagem de parasitos de mulheres grávidas, transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados...
Prevenção -- Não morar em casa de barro, não se deve esmagar, apertar, bater ou danificar o inseto...
Doença -- Leishmaniose
Agente etilógico -- Flebotomíneos
Transmissão -- Pela picada do mosquito palha infectados
Prevenção -- Manter o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo.
8- A doença de Chagas é causada pelo barbeiro( Trypanossoma Cruzi), no momento em que o barbeiro pica a pessoa, causa coceira. Ao se coçar, as fezes são liberadas pelo inseto e introduzidas na corrente sanguínea.
9- a) O intervalo entre os acessos febris varia de acordo com a espécie de plasmódio.
b) Sim, os acessos febris estão relacionados com o rompimento de hemácias infectadas.
c) Zona tropical, que é a área de ocorrência do mosquito anófele.
10- a) Cílios / Paramecium e tecido epitelial - Flagelos / Espermatozóide, euglena e Trypanossona.
b) Flagelo / locomoção de euglena, trypanossoma e espermatozóide -- Cílios / nas células epiteliais provoca o deslocamento, já no paramecio deslocamento da célula.
c) Emissão de pseudópodes.
11- a) Febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
b) A febre amarela e a dengue são causadas por vírus. As outras ocasionadas por
protozoários.
12- Letra A.
13- Letra E.
14- a) Agente causador é o Plasmodium. Seu vetor é o mosquito chamado Anopheles.
b) A radiação provoca a morte das células, na qual impede a reprodução. Fazendo com que
as células mortas do agente causador ativem o sistema imunológico.
15- Letra A
Atividade de Biologia Pag:69
ResponderExcluirEquipe: Beatriz Soares N°05; Maria Gerbelly N°34; Marjorie Nogueira N°33;
Mecânica 2.
1- São encontrados em água doce. A água entra e a mesma é eliminada pelo vacúolo.
2- Grupo de dino flagelados, são heterotróficos e absorvem energia através da fotossíntese.
3- Se reproduzira apenas de forma assexuada, Por que retirando o micronúcleo não acontecerá mais reprodução sexual.
4- A) Pois os protistas são eucariontes e as cianobactérias procariontes.
B) Ela tem diversos filos distintos e portanto não tem valor taxonômico.
5- Por que evitamos que os mosquitos se proliferem e também evitamos a dengue.
6- Não pois o agente da doença é o protozoário trypanossomo Cruz.
7-Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego)
Medidas profiláticas: A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.
Doença de Chagas (Tripanossomíase)
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Medidas profiláticas: Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Medidas profiláticas: proporcionar saneamento básico para toda a população;
utilizar sempre que possível água tratada para beber;
lavar as mãos antes e após as refeições;
lavar bem frutas e hortaliças e deixá-las de molho em uma solução de água sanitária e água.
8- A doença das Chagas é causada por o protozoário trypanossomo (um barbeiro), pica o homem e enquanto ele pica ele defeca as fezes.
9-A) pois foram infectados por diferentes bichos ou em horários diferentes.
B) Sim por que ocorre o rompimento dos hemácios e então aumenta a temperatura corporal.
C) o clima tropical favorece a proliferação.
10-A) Paramecium e as células Epitelial. A Englena, a trypanossomo e Espermatozóide.
B) sim os cílios se deslocam e os flagelos se locomovem.
C) através do pseudópodes.
11-A) febre amarela, Leishmaniose, dengue e malária.
B) Febre amarela e dengue são causadas por vírus e Malária e Leishmanios por protozoários.
12- Alternativa E.
13- Alternativa E.
14-A)É o plasmodium e o seu vetor é o mosquito fêmea Anopheles.
B) A dosagem letal da radiação provoca a morte das células e essas células mortas ativam o sistema imunológico.
15- Alternativa E.
Atividade de biologia
ResponderExcluirPág:69
Equipe: Cauã Victor n°04; Davi Pereira n°:06; Dieymison Ruan n°8; Gealyson Augusto n°14; George de Sousa n°15; Guilherme Jorge n°19; Jonatas Davi n°22;
1)São encontrados principalmente em protozoários de água doce,pois os protozoários de água doce tem concentração celular maior que o meio circundante, o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente.
2)Pertence ao grupo dos dinoflagelados, a obtenção de energia é bastante diversificada, algumas especiais tem sua obtenção por meio da fagocitose de seres menores, outros por meio da fotossíntese .
3)O organismo se reproduzirá somente de forma assexuada, pois o micronúcleo do paramécio é uma estrutura que é responsável pela efetivação da sua reprodução sexuada caso tirado não ocorreria esse tipo de reprodução.
4)A) As cianobactérias diferentes do fitoplâncton, elas são procariontes e seus pigmentos estão contidos em lamelas que estão pelo citoplasma.
B) O termo "alga" não possui valor taxonômico, apenas designa um ser que faz fotossíntese, é eucarionte e de habitos aquáticos.
C) Os protistas, com destaque as algas, elas produzem grande parte do oxigênio do planeta terra e garante o inicio da cadeia alimentar aquática.
5) Porque na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6) Não. O agente etiológico causador dessa doença é o Trypanosoma cruzi
7) Amebíase: É uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos (forma que o protozoário adota quando está fora de um organismo).
Doença de Chagas: A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Após a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea.
Giardíase: É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição.
Leishmaniose: Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave.
Malária: Uma doença histórica, é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros.
Toxoplasmose: Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática
Entre outras.
1 PARTE
Atividade de biologia
ResponderExcluirPág:69
Equipe: Cauã Victor n°04; Davi Pereira n°:06; Dieymison Ruan n°8; Gealyson Augusto n°14; George de Sousa n°15; Guilherme Jorge n°19; Jonatas Davi n°22;
8) O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
9) A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas. c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical
10) a)Paramecium e células de tecido epitelial possuem cílios. Euglena, Trypanossoma e espermatozoide possuem flagelo.
b)Cílios: deslocamento
Flagelos: locomoção
c)Através de pseudópodes
11) a)Febre amarela, leishmaniose, dengue e malária
b)A doença de Chagas, a leishmaniose e a malária são doenças causadas por protozoários(seres eucariontes, unicelulares e heterotróficos). A febre amarela e a dengue são causadas por vírus(seres acelulares), tais quais são transmitidas pela picada do mesmo mosquito -Aedes aegypti.
12) Letra “A”
13) Letra “E”
14) a)O agente causador é o Plasmodium e o vetor é a fêmea do mosquito.
b)A importância desse tipo de tratamento é que com a dosagem letal de radiação vai haver a morte das células afetadas pela malária e justamente essas células mortas vão agir como antígenos, “estimulantes” para a produção de anticorpos específicos.
15) Letra “A”
PARTE 2
Resolução da atividade
ResponderExcluirEquipe:
Guilherme Alves n° 15
Iury Paulo n° 19
Letícia Sarmento n° 26
Nara Nayane n° 35
Thalita Martins n° 42
Turma: Informática 2
1. Em protozoários de água doce, pois eles vivem em ambientes hipotônicos em
relação ao citoplasma. A água entra por osmose e o vacúolo contrátil elimina o
excesso de água da célula.
2. Dinofl agelados, que
podem ser fotossintetizantes e alguns representantes heterótrofos.
3. O paramécio
perderia sua
capacidade de
reprodução,
que é função
relacionada ao
micronúcleo.
4- a) As cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.
b) O termo não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.
5- Por que na água se reproduz o mosquito que transmite o protozoário causador da malária. Acabando com o mosquito, evita-se a malária. E a dengue, também, pela mesma razão.
6- Não, o agente etiológico (causador) da doença de
Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi. Triatoma
infestans é o nome do vetor, o inseto barbeiro.
7. Amebíase
Agente: Entamoeba histolyca
Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
Doença de Chagas (Tripanossomíase)
Agente: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
Doença do sono
Agente: Trypanosoma gambiensis
Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé (Glossina).
Leishmaniose (Calazar)
Agente: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui (Lutzomyia).
Malária
Agente: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego).
8.A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e enquanto o inseto pica ele defeca e suas fezes contém os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento.
9. A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.
b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas.
c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical
10-a)Apresentam cílios: Paramecium e células do tecido epitelial. Apresentam flagelo: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.
b) Nas células epiteliais, o movimento dos cílios provoca o deslocamento do meio (por exemplo: no epitélio da traqueia, os cílios promovem o deslocamento do muco). No paramécio, os movimentos
dos cílios resultam o deslocamento da célula. A locomoção também é resultado da ação dos flagelos no caso das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.
11-a) Febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.
b)A febre amarela e a dengue são causadas
por vírus. As outras doenças citadas são causadas por protozoários.
12- Letra a
13-e)E o desmatamento que provoca a migração ou o
desaparecimento dos animais silvestres dos quais
o barbeiro se alimenta.
14-a)O plasmódio.
b)A dosagem letal de radiação provoca a morte das células e, portanto, impede a proliferação e reprodução do parasita. As células mortas do agente causador atuam como antígeno, ativando o sistema imunológico.
15-)Considerando-se sua distribuição na América do Sul,
a malária pode ser classificada como:
e)pandemia, pois ocorre em todo o continente.