1° ANO- AGRONEGÓCIO- RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DA PÁGINA 175 A 177-


Não esqueçam da resolução das questões das páginas 175 até a página 177 (TODAS AS QUESTÕES).

Comentários

  1. Maria Josiédina Gomes Julião/N:31
    Luciano Januário de Lima/ N:26
    1. a) Cada tipo celular possui formato
    característico. Algumas podem alterar
    sua forma, um exemplo são as amebas.
    1. b) Pela emissão de pseudópodes, que são
    prolongamentos das células com os quais a
    ameba se locomove e captura alimento.
    1. c) A captura do alimento é feita por fagocitose.
    2. Microscópio eletrônico, que permite aumento de até um milhão de vezes, possibilitando visualizar organelas citoplasmáticas.
    3. Diâmetro real dessa célula, em micrômetros é 1 micrômetro.
    4.A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm. 
     * Técnicas para observação ao microscópio óptico
    Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar. 
    5. Os dois tipos celulares apresentam membrana plasmática, núcleo e
    citoplasma com organelas membranosas e ribossomos. As células vegetais
    diferem das animais pela presença de membrana celulósica, vacúolos de suco celular e cloroplastos, e pela ausência de centríolos.
    6. Parede celular de celulose, estrutura rígida e resistente.
    7. Os protozoários de água doce são hipertônicos em relação ao ambiente e ganham muita água por osmose. Os vacúolos pulsáteis eliminam o excesso de água que entra no organismo.
    8.realizar cortes em diferentes planos e/ou comparar diversos cortes
    histológicos.
    9. a) Não. Essas células possuem dimensões menores que 100 µm, que é o limite
    de resolução da visão humana. As hemácias humanas medem cerca de 7 µm.
    9. b) I: microscopia de luz; II: microscopia eletrônica de transmissão; III: micros-
    copia eletrônica de varredura. Observação: Em I, houve aplicação de corante;
    em II e III, as imagens foram coloridas por meio de softwares específicos.
    9. c) Os microscópios permitem estudar os micro-organismos e as células, que são as
    unidades formadoras do corpo dos multicelulares. O sangue humano, por exemplo, é um
    líquido homogêneo a olho nu, mas o microscópio permite observar seus tipos celulares.
    10. Se a membrana que separa A e B é semipermeável, haverá movimento do solvente, de B(solução menos concentrada) para A (mais concentrada), caracterizando a osmose.
    11. a) Células a e b, pois estão em contato com o ar e recebendo iluminação direta.
    11. b) A célula b torna-se mais concentrada que a célula c.
    11. c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12. a) Assim como o mosaico, a membrana plasmática é constituída de diversos elementos – fosfolipídios, proteínas e outros –
      distribuídos de acordo com a organização da membrana.
      12. b) Não, pois as peças que formam o mosaico
      estão em posições fixas e não se movem.
      12. c) Porque é "líquida", é um fluido lipoproteico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios) .esse líquido espesso controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.
      13. Em solução salina (hipertônica) a hemácia perderia água e em soro fisiológico (isotônico) a hemácia perderia ou ganharia água até entrar em equilíbrio osmótico
      com o meio.
      14. A presença de sal na superfície das folhas torna o meio externo hipertônico
      em relação às células vegetais, que perdem água por osmose.
      15. O transporte ativo é o movimento do soluto do meio menos concentrado para o mais concentrado, contra um gradiente de concentração, e que demanda energia para ocorrer.
      16. O gráfico indica que quanto maior a diferença de concentração entre meio interno e meio externo, maior é a velocidade de difusão por meio de uma membrana.
      17. Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado.
      A parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.
      18. Não. As bactérias não possuem núcleo individualizado, mas possuem DNA na região chamada nucleoide.
      19. e.transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
      20. A: os paramécios devem manter o volume celular, pela atividade dos vacúolos contráteis, pois eles expulsam a água que entra na célula, por osmose.
      B: os paramécios devem perder volume celular, pois em ambiente hipertônico perdem água, por osmose.
      21. a) O meio externo torna-se hipertônico em relação às células da banana e dos micro-organismos.
      Por consequência, as células perdem água por osmose; bactérias e fungos morrem desidratados.
      21. b) Utilização de sal. Carnes salgadas demoram mais tempo para deteriorar-se pelo mesmo motivo da bananada.

      Sobre o experimento: A: Isotônicos
      B: Hipotônicos, C: Isotônicos

      Excluir
  2. Atividade de biologia
    Páginas 175 a 177
    Equipe:
    Anna mirelly gomes. N°5
    Antonio Fernandes Nogueira Junior N°8
    Lis Lima Teixeira. N° 25

    1)A -Podemos afirmar que nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
    Sob esse aspecto, podemos ainda afirmar que existem células diferenciadas em várias partes do corpo de um ser vivo.
    Uma mesma célula pode alterar sua forma, uma vez que ela não tenha se especializado ainda, ou então, desde que essa diferenciação ocorra por meio de mutação genética, causada por sua vez pela presença de radiação ou então pela  ativação ou desativação do código genético, via processo laboratorial.

    B - Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.

    C- É incorporado o alimento através da fagocitose

    2 - Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria.

    3 - 1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm

    4 - A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.

    5 - Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.

    6 - A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos

    7 - Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Os vacúolos contráteis são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, 'expulsando-a' do interior celular.

    8. Eu iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.

    9.a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
    b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis  a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.

    10.Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
    O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11.a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
      b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
      c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
      12.a)Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico.
      B)Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
      C)Além disso podemos dizer que o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. Podemos ver isso através da explicação acima.
      13.A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto
      14.Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
      Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
      15-Transporte ativo recebe esse nome porque envolve gasto de energia (ATP), ocorre contra o gradiente de concentração e mantém a diferença de concentração
      16-Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
      17-É necessário haver trocas de material, como nucleotídeos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma. Proteger e dar sustentação e resistência à célula vegetal. A parede celular é formada principalmente por celulose.
      18- Sim, pois existem bactérias que possuem  nucleoide, que simula uma especie de núcleo, mas não caracteriza ela como uma célula que tem um núcleo, e não concordo com a afirmação de que a bactéria não tem DNA, pois as mesmas tem um DNA.logo a afirmação do estudante esta parcialmente correta, pois as bactérias são seres procarióticos que não possui uma organização celular bem definida, sendo assim a célula bacteriana tem que possuir DNA para que a mesma possa se  desenvolver e se multiplicar.
      19-Osmose é transporte de água,nesse caso moléculas de água irão sair da célula para se igualar ao gradiente de concentração do cloreto de sódio no meio externo.Quando a concentração no meio externo voltar a ser 0,15ml/mol irá cessar a transferência de moléculas do interior celular para o meio externo.            Alternativa  "E"
      20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
      Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.

      Excluir
    2. 21- A) A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo. 

      B) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação. 

      Excluir
  3. Equipe: Carlos Eduardo(N°10), José Andrew(N°18), Ruan Alves(N°36), Tobyas Lamec(N°39)

    1- A= não. Cada uma possui um formato diferente de acordo com sua funçao, sendo o citoedqueleto o principal, determinante desse fato
    B= Nas amebas a membrana citoplasmatica e muito tênue e elas podem emitir pseudopodas, em todas a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim seu corpo e constantemente alterado
    C= fagocitose, processo no qual as amebas expandem a membrana plasmatica ate envolver grandes particulas como outros microorganismos

    2-Microscopia eletrônica que é um tipo de microscopia que aumenta muito mais doque a optica podendo visualizar as organelas dentro da celula

    3- o tamanho real dessa celula é de 10000

    4-A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no maximo a um decimode milimetro de distancia um do outro

    5- celula animal= seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta celulas como a dos animais, essas celulas têm uma serie de características que as destinguem das plantas pela presença de organelas conhecidas como lisossomos
    Celula vegetal= A celula vegetal possui características exclusivas como a parede celular


    6- A parede celular que impede alterações no formato da celula por sua constituição rigida de celulose

    7- Por que esses organismos vivem em meio hipotonico em relação ao sumio intracelular, oque promove a entrada de agua na celula por osmose as vacuosos contrateis são responsáveis por armazenar essa substância e em seguida pulsar expulsando-a do interior celular

    8-Eu iria propor que fosse realizado cortes na celula em diferentes planos e em seguida caso fosse necessário fazer uma comparação com outros cortes. Histologicos variados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9. A) Não. Que seu tamanho, só é possível ser visualizado por meio de microcópios.
      B) I- Microscópio óptico
      II- M.E.T.
      III- M.E.V.
      C) Para sua melhor visualização, onde é possível ver estruturas, componentes, e assim ajuda na evolução da Biologia, descobrindo coisas novas, que não são possíveis enxergar a olho nú.
      10. O solvente para lado A, que é mais concentrado(hipertônico). Ocorre a osmose.

      Excluir
    2. 11-a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta

      b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.

      c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.





      12-A) Mosaico, pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas atravessam a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico, aquelas figuras feitas com ladrilhos coloridos e de tamanhos diferentes. 
      Fluida, porque cada uma das moléculas dos lipídios apresenta um conjunto de movimentos que, em conjunto, fazem com essa membrana se movimente em seu plano lateral, levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.

      B) O modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas e diz-se fluido, porque esses elementos estão sempre trocando de lugar, ou seja, em constante movimento.

      C) Porque é "líquida", é um fluido lipoproteico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios) .esse líquido espesso controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.

      Excluir
    3. 13. Se você colocar a hemácia em uma solução salina ela iria perder água, por meio de osmose, esse processo se chama plasmólise. E se ela for colocada no soro fisiológico ela receberá água até atingir um equilíbrio, processo chamado de turgência.
      14. Com o sal, o meio externo fica com maior quantidade de soluto, hipertônico, então ocorre a osmose nas células vegetais para regular a presença de soluto e solvente nos meios externo e internos.
      16. O gráfico revela a importância da diferença de concentração entre o meio interno e externo em relação à velocidade de movimentação dos solutos, pois dependendo de ser baixa ou alta, a movimentação também vai ser.
      15. É o transporte de solutos de um meio menos concentrado para um mais concentrado por meio de proteínas transportadoras da membrana plasmática, e se chama assim, pois a célula requer o uso de energia durante esse processo.
      17. É necessário haver trocas de material, como nucleotídeos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma. Proteger e dar sustentação e resistência à célula vegetal. A parede celular é formada principalmente por celulose.
      18. As bactérias possuem DNA, pois por meio dele se desenvolvem e multiplicam-se. Mas não possuem núcleo individual, pois é disperso.
      19. "e"
      21. A) Pois, não conseguem sobreviver no meio hipertônico e devido ao processo de osmose, acabam perdendo água e morrendo.
      B) Salgar a carne. Impede a sobrevivência desses microorganismo, ocorre a osmose, a perda de água e morrem.
      20. A= Os paramécios ganham água por osmose, seu volume aumenta e seus vacúolos eliminam o excesso de água.
      B= Os paramécios perdem água por osmose e seu volume diminui, como também há a atividade dos vacúolos reduzidas.

      Excluir
    4. 21. A) Pois, não conseguem sobreviver no meio hipertônico e devido ao processo de osmose, acabam perdendo água e morrendo.
      B) Salgar a carne. Impede a sobrevivência desses microorganismo, ocorre a osmose, a perda de água e morrem.

      Experimento:
      A. Isotônico
      B. Hipotônico
      C. Isotônico

      Excluir
  4. Virginia Ferreira de Sousa/ N: 41
    Graziela Valentim Barbosa/ N: 14
    Stefany Oliveira Parnaíba/ N: 38
    Tainá Brito/ N: 39

    1• a) Não, existem células diferenciadas em várias partes do corpo.
    Uma mesma célula pode alterar sua forma desde que ela não tenha se especializado ainda, ou por meio de mutação genética causada por radiação ou ativação e desativação do código genético
    b)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se moverem e também para obter alimento. Dessa forma o seu corpo é constantemente alterada
    c) É incorporado atraves da fagocitose
    2• Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria.
    3• 1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm
    4•A luz, primeiro, passa pela ocular (lente 1) e, após, por uma das objetivas (lente 2), podendo, aí, ser regulado o grau de aumento. Seguindo pelas objetivas, a luz incide na lâmina e retorna pelo mesmo caminho aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.
    5•Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
    06- a célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter sua forma. Protegendo a membrana plasmática de rupturas e protegendo da entrada de patógenos
    07- possui uma organela especializada em eliminar o excesso de água que entra normalmente por osmose em sua célula, os vacúolos contráteis elimina o excesso de água que penetra por osmose na célula
    08- através dos sistemas de lentes: convergentes, oculares e objetivas
    09- A) não, só pelo microscópio, as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano
    B) um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura
    C) possibilitou o avanço da Medicina, pois com ele é possível observar como as células reagem a certas substâncias
    10- A, Como a água gosta de dissolver ela vai do menos concentrado para o mais concentrado, sendo assim, para dissolver o soluto
    11- as células A e B, perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta.

    b- as células B, tornando-se mais concentrada que a C pois as células submersas na água possui maior quantidade de solvente, que passa para as células com maior quantidade de soluto.

    C- d➡c➡b➡a. As células fora da água possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.

    12- se refere a estrutura da membrana plasmática.
    Mosaico por causa da bicamada lipídica que praticamente se encaixam entre si e fluido porque se movimentam constantemente.

    B- mosaico- fluido é especificamente para membrana célular.

    C- Por que a membrana plasmática assemelha-se a mosaico formado por proteínas inseridas em um fluído de lipídios.

    13- a solução Salina é hipertônica em relação à hemácia portanto, ela perderia a água por osmose nessas condições. O soro fisiológico é isotônica e não haveria deslocamento de solução nem de soluto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .

      14- não murcham pois o meio em que estão é isotônico, colocar o tempero se torna um meio hipertônico ; a água das Folhas são sugadas pois há uma maior concentração fora das células.

      15- algumas proteínas transportadoras da membrana plasmática são responsáveis por levar solutos do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. Como a célula despende energia durante o processo, ele é chamado de transporte ativo.
      16-é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
      17- Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado. Então a parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.

      18- sim.

      19 - letra "C", diminuição da concentração das soluções presentes na célula.

      20 - Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e por isso que seu volume aumenta.

      E na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.

      21- a)  As bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar, pois eles  são microorganismos que não conseguem sobreviver no meio hipertônico.
      b)  Bom Outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico é quando salgamos a carne-seca e bacalhau.

      Excluir
  5. Equipe: João Henrique Mesquita Pereira, Maria Iara dos Santos da Silva e Vitória Félix Pinheiro.

    • 1°. a. Não; existem células dos mais variados formatos: cúbicas, cilíndricas, estreladas, etc. As células só podem mudar seu formato se tiverem a capacidade de emitir pseudópodes, prolongamentos.
    b. Elas conseguem graças aos prolongamentos (pseudópodes) que emitem, com os quais se locomovem e se alimentam.
    c. A fagocitose.
    • 2°. Em um microscópio eletrônico, pois daria para visualizar melhor organelas e citoplasmas por conta de seu aumento em até um milhão de vezes.
    • 3°. O tamanho desta célula é de 1 micrometro.
    • 4°. O material, antes de ser observado ao microscópio, precisa ser submetido a processos de preparação denominados "técnicas citológicas", dependendo do material utilizado e do que se deseja observar.
    • 5°. As células animais e vegetais são semelhantes pois nelas são encontrados: membrana plasmática, núcleo, mitocôndria, ribossomo, renticulo endoplasmático granuloso e não granuloso, lisossomos, citoplasma e complexo golgiense; e se diferenciam pois na célula animal não se encontram vacúolo de suco celular, cloropastos e parede celular, e a vegetal não tem centríolos.
    • 6°. A parede celular, pois ela é muito resistente.
    • 7°. Porque esses protozoários vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água por osmose, e esses vacúolos evitam o acúmulo de água em grande quantidade, expulsando o excesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. • 8°. Realizaria cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados.
      • 9°. a. Nenhuma célula humana pode ser visualizada a olho nu, somente via microscópio. Pode ser deduzido que as células possuem dimensões menores que a capacidade de visão do olho humano.
      b. Podemos citar esses três tipos de microscópio: microscópio de luz, eletrônico e de varredura.
      c. Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
      • 10°. Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
      O nome desse processo é osmose.
      • 11°. a. As células a e b, perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta.
      b. A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b, fora.
      c. O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que as células fora da água vão perder mais porque, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
      • 12°. a. Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico, é de um mosaico.
      b. Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com que essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
      c. Podemos dizer que o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. Podemos ver isso através da explicação acima.
      • 13°. A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
      • 14°. Se a salada viesse temperada, as folhas estariam murchas, isso acontece porque quando jogamos sal na salada, a salada se torna hipotônica em relação ao meio, e a água presente nas folhas iria para o meio, por ele ser hipertônico.

      Excluir
    2. • 15. É o processo onde algumas proteínas transportadoras da membrana plasmática levam solutos do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. Ele recebe esse nome porque a célula despende energia durante o processo.
      • 16. Esse é um gráfico de difusão simples, onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, e, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade aumenta de acordo com a concentração. Ou seja, quanto maior a diferença de concentração entre o meio intracelular e o extracelular, maior a velocidade da difusão.
      • 17. O envoltório nuclear apresenta diversos poros para permitir a passagem controlada de certas moléculas entre núcleo e citoplasma. A parede celular é permeável, propiciando a passagem tanto do solvente quanto do material dissolvido das soluções com as quais entra em contato, e por ser resistente, mantém a forma da célula constante, independente da quantidade de água contida na célula. Seu principal componente químico é a celulose.
      • 18. Sim e não. As bactérias realmente não possuem núcleo, pois são seres procariontes; mas elas possuem DNA, pois nas células procarióticas ele fica localizado em uma região do citoplasma conhecida por nucleoide, ou também pode se encontrar disperso no citoplasma.
      • 19. e) Explicação: No enunciado da questão foi dito que uma solução 0,15 mol/L de NaCl possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas; portanto, a solução 0,20 mol/L é hipertônica em relação à célula humana e, assim, ocorre a desidratação dessa célula, pois, de acordo com o processo de osmose, há a passagem de água do meio menos concentrado para o mais concentrado.
      • 20. Quando a água pura é adicionada à amostra A, há a passagem da água do meio hipotônico para o hipertônico, ou seja, os paramécios absorvem água; mas essas estruturas não sofrem ruptura, pois seus vácuolos são contráteis e se adaptam para eliminar o excesso de água ganha. Já na amostra B, onde foi colocada uma solução saturada de NaCl, os paramécios perdem água pela osmose e, como consequência, perdem volume e as atividades dos vácuolos são reduzidas.
      • 21. a. As bactérias e fungos não conseguem se proliferar nessas conservas porque, devido ao processo de osmose, esses micro-organismos perdem água para o meio hipertônico, o açúcar.
      b. Quando salgamos a carne de peixe (ou outro tipo) e a mesma é exposta ao ambiente, permitindo que a água da carne passe para o ar seco, desidratando-a e garantindo a conserva da mesma.

      Excluir
  6. Equipe: José Matias N°20; Maria Amélia N° 28; Marcos Eduardo N° 27; Caio Bruno N° 9; Paulo Régis N° 32.

    1 A:Não. Existem células das mais variadas formas: cúbicas, cilíndricas, prismáticas etc...

    B: Nas amebas a menbrama citoplasma é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporaria e assim a forma se altera.

    C: É incorporado o alimento através da fagocitose

    2: Eletronico, pois um microscópio óptico não teria a capacidade de aumentar, mesmo assim o microscópio eletrônico de transmissão são empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas, por exemplo a mitocondrias.

    3 O diâmetro dessa célula em micrômetros é 1 micrômetro.

    4 A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm. 
    Técnicas para observação ao microscópio óptico
    Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar.

    5-Ambas as células são eucarióticas, porém a planta é autotrófica. Enquanto a animal é heterotrófica, não podendo produzir seu próprio alimento. 
    A planta tem vacúolo que regula a osmolaridade.Tem parede celular e cloroplastos. 
    O animal tem centríolos, que participam da divisão celular.

    6-A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.

    7-Porque o meio intracelular dos protozoários e hipertônico a agua doce assim a agua tende a entrar nesses organismo por meio de osmose

    8-iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.

    9.a) Não. Essas células têm dimensões muito pequenas, impossíveis de serem vistas a olho nu.
    9.b) 1= microscopia de luz; 2= microscopia eletrônica de transmissão; 3= microscopia eletrônica de varredura.
    10. As moléculas de água se movimentarão do lado B para o lado A.
    Isso ocorre porque a água tende a se deslocar em direção ao meio mais concentrado de soluto, que no caso é o lado A, o nome desse processo é chamado de osmose.

    11.a) As células *a* e *b* já que estão em contato com o ar e recebendo iluminação direta.

    11.b) A célula *b* fica mais concentrada que a célula *c*.

    11.c) O movimento da água vai para esquerda, as células que estão fora da água irão perder mais, já que estão fora da água e possuem maior contato com o ar do que a alga, o que facilita a evaporação da água.

    12.a) Porque a membrana plasmática assim como o mosaico é construída por diversos elementos, como proteinas, fosfolipidios, entre outros, que são distribuídos de acordo com a organização da membrana.

    12.b) Não, porque as peças que formam o mosaico não se movem, já que estão em posições fixas.

    12. c) Porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. No modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é basicamente constituída por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas as proteínas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação: 13-A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.

      14-Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.

      15-No transporte ativo a célula gasta energia para transportar substâncias, através da membrana, para dentro ou para fora. Ocorre com substâncias como sódio e potássio. São substâncias que frequentemente tem que entrar nas células mesmo que sua concentração interior seja maior que a concentração de fora. Ou, tem que sair da célula mesmo que sua concentração de fora já seja maior que a que está no interior. Este tipo de processo recebe este nome por conta da utilização de energia para realizar a função.

      16-Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.

      17.Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado.
      A parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.



      18.Não, as bactérias não possui núcleo ele está certo, mas a bactéria possui o DNA, que é uma característica de qualquer ser vivo. O DNA da bactéria é despeço no citoplasma da célula bacteriana.

      19.Resposta: ( E )

      20.Quando adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.

      Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.

      21.( A )A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo.

      ( B )Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação. 

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1° ANOS- 07/05/2020

Atividade para os 1° anos- Substâncias que compõe os seres vivos.

As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra