1° ANO FINANÇAS- RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 175 À 177


FAÇAM TODAS AS QUESTÕES DAS PÁGINAS 175 ATÉ A PÁGINA 177.

Comentários

  1. Trabalho de Biologia
    Professor: Denis Andrade
    Equipe: Paula Analy Felix da Silva Nº 35, Iara Alves Maia Nº 11, Rhyan Nogueira Sena Nº40 e Gustavo Soares Duarte Nº 10

    1)
    A)Não, existem células diferentes em cada parte do corpo. Uma mesma célula pode mudar sua forma se ela não tiver se especializada ainda ou em um processo laboratorial.
    B) A membrana citoplasmática das amebas é muito frágil então no processo de deslocamento de alimentação a forma do corpo da célula pode mudar. (pseudópodes)
    C) pseudópodes
    2) Microscópio Óptico
    3) x.10000= 1cm
    x= 10mm
    10000
    x=1mm
    1000
    x= 0,001mm

    4)Esquematização do trafego da luz no ML
    5) Célula Animal: Célula Vegetal:
    Núcleo Citoesqueleto
    Nucléolo Mitocôndria
    Vacuola Lisossomos
    Lisossomos Cloroplasto
    Centriolos Vacuola
    Mitocôndria Núcleo e Nucléolo

    6)Parede Celular
    7)Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação á água doce.
    8) Iria surgir cortes na célula em diferentes planose em seguida uma comparação ou a troca de lentes.
    9)
    A) Não, podemos deduzir que possuem dimensões inferiores a capacidade do olho humano.
    B)Luz; Eletrônica; Varredura ;
    C) Eles possibilitaram o estudo dos organismos não vistos ao olho nu.
    10) Por uma membrana semipermeável só possa as células do solvente;
    Sentido B-A, porque tende a diluir as moléculas em excesso em A;
    Processo de Osmose.

    (PARTE 1)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho de Biologia
      Professor: Denis Andrade
      Equipe: Paula Analy Felix da Silva Nº 35, Iara Alves Maia Nº 11, Rhyan Nogueira Sena Nº40 e Gustavo Soares Duarte Nº 10

      11) A) As células A e B perderam maior quantidade porque elas estão recebendo iluminação e está mais próximo ao contato com o ar.
      B) A B vai está mais concentrada do que a ´C pois ela está dentro da água enquanto a B esta fora.
      C) D--C--B---A. Assim dizendo que as células A e B são as que vão perder muito mais por que elas estão pra fora da água e estarem em contato com o Ar.

      12) A) Mosaico, é uma dupla camada lipídica com várias proteínas que atravessam a dupla camada de um lado para o outro e algumas estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. Quando foram vistas em um microscópio eletrônico é de um mosaico, as figuras feitas com ladrilhos coloridos e de tamanhos diferentes. Por que cada uma das moléculas dos lipídios apresentam um conjunto que se movimenta que fazem a membrana se movimente em plano lateral.
      B)Por que o modelo do mosaico-fluido foi feito para a membrana celular e não para a célula como um todo. Refere a todos os componentes da membrana como as proteínas, glicídios e lipídios. Se chama fluido por que esses componentes estão sempre trocando de lugar.
      C) Por que é "líquida" um fluido em forma de mosaico que alterna entre proteínas e lipídios, o líquido controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.

      13) Ela perderia água por osmose por que a solução salina é hipertônica à hemácia, com o soro fisiológico não haveria deslocamento de soluto nem solução.
      14) Já que a Osmose é um processo que passa através de uma membrana, a salada quando for temperada ao sal, a água das folhas irão para o lado de fora onde está o sal, deixando assim as folhas murchas.
      15) O transporte ativo é quando uma célula perde energia ao transportar substancias. Ela trasporta substâncias como o Sódio, são as substâncias que devem entrar nas células mesmo que sua concentração interior seja maior que de fora, Se sua concentração de fora for maior que a que esta no interior, de qualquer jeito ela tem que sair da célula.
      16) Isso é um gráfico de difusão simples.
      Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem de ajuda de proteínas, a velocidades vai aumentando de acordo com a concentração


      17) É necessária haver troca de material, como nucleotideos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma.
      Proteger e dar sustentação e resistência a célula vegetal.
      A parede celular é formada principalmente por celulose.

      18) Eu não concordo, as bactérias tem núcleos desorganizados mais tem sim! e o DNA fica espalhado no citoplasma , mais também tem DNA

      19)Quando submetida a uma solução hipertônica, a tendência é a desidratação da célula. Isso se deve ao processo de osmose, no qual há passagem de água do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado, uma forma de transporte passivo.
      (E)

      20)Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
      Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.

      (PARTE 2)

      Excluir
    2. Experimento:

      A = HIPOTÔNICO - porque a quantidade de soluto é menor, ou seja, sua concentração em relação ao solvente é em pequena quantidade,  o processo será de fora para dentro.

      B = ISOTÔNICO - pois as moléculas de água foram difundidas com a mesma facilidade para dentro e para fora dessas células, não acarretando em nenhuma alteração ruim para o organismo.

      C = HIPERTÔNICO - A hemácia murchou, porque sofreu osmose, a concentração interna da hemácia é menor que a concentração externa, portanto ela perde líquido

      (PARTE 3)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TRABALHO DE BIOLOGIA
    EQUIPE: Josefa Aline, Iasmy Maria, Ketlen Maia, Taynara Oliveira e Raquel Pereira.

    1) A- Não, cada uma possui um formato diferente de acordo com a sua função, sendo o citoesqueleto o principal determinante desse fator.

    B- Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.

    C- 3:É incorporado o alimento através da fagocitose.

    2) Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria.

    3) 1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm.

    4) A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm. 

    5) Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.

    6) A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.

    7) Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Os vacúolos contráteis são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, 'expulsando-a' do interior celular.

    8) deve ser realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.

    9) A- Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).

    B- Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.

    C- Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis  a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.

    10) Por que a membrana semipermiavel so passa por moléculas de solvente

    (Parte 1/2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11) A- As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta.

      B)- A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.

      C- O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.

      12) A- Mosaico fluido se refere à estrutura da membrana plasmática. Mosaico por causa da bicamada lipídica que praticamente se encaixam entre si e fluido por que elas se movimentam pouco a pouco.

      B- O modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas e diz-se fluido, porque esses elementos estão sempre trocando de lugar, ou seja, em constante movimento.


      C- Porque é "líquida", é um fluido lipoproteico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios) .esse líquido espesso controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.

      13) A água destilada é uma solução hipotônica, com isso as hemácias se tornaram Hipertônicas em relação a água destilada, logo haverá a entrada de água na hemácia, provocando o que se chama de Turgencia (ou inchaço), se a diferença de concentração for muito elevada a entrada de água pode ser muito elevada provocando a Plasmoptise ( Hemólise, no caso das hemácias), que é a quando a célula "arrebenta" por causa da entrada excessiva d'água.

      14) Se a salada viesse temperada, as folhas estariam murchas, isso acontecem porque quando jogamos sal na salada, a salada se torna hipotônica em relação ao meio, e a água presente nas folhas iria para o meio, por ele ser hipertônico. 

      15) O transporte ativo é o transporte através da membrana plasmática que requer gasto de energia pois é contra o gradiente de concentração. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leve o material a ser transportado para o interior da membrana.

      16) Enquanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.

      17) Os poros existem para que haja a síntese de RNA.
      A principal função da parede celular é a sustentação. E ela é composta por celulose.

      18) Não concordo. Apesar das bacterias não terem nucleo organizado, elas possuem DNA. O DNA fica espalhado no citoplasma. 

      19) Alternativa "e". Transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

      21) A- as bactérias e fungos não conseguem proliferar em conserva com alto teor de açúcar pois eles são microrganismos que não conseguem sobreviver no meio e hipertônico pois devido ao processo de osmose acabam perdendo água por meio da membrana plasmática.

      B- Outro método de conservação de alimentos que tem por base o mesmo princípio fisiológico é quando salgamos a carne seca e bacalhau por exemplo feito o processo de salgar os alimentos são colocados em um local aberto para quê um grande volume de ar seco transferindo água do alimento para o ar e consequentemente desidratado-o.

      (Parte 2/2)

      Excluir
  4. 01)
    a) não,uma mesma célula pode alterar sua forma desde que ela não tenha especializado ainda, ou por radiação e ativação.
    b) Na ameba a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, assim o formato de sua célula e constantemente alterada.
    c) E incorporado através da fagocitose
    02) Microscópio eletrônico, pois permitem observar as células com aumento superiores a 100000 vezes.
    03)1:10.000
    1cm.10.000=10.000cm
    04) a luz passa primeiramente pela ocular(lente 1) E, após por uma das objetivas(lentes 2), podendo, aí,ser regulado o grau de aumento. Seguindo pelas objetivas, a luz índice na lâmina e retorna pelo mesmo caminho aos olhos do Observador, mostrando estruturas em maior aumento.
    5°)Essas células se diferenciam basicamente pela presença das organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal,possui todas as anteriores mais a:Parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto
    6°)É a parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas entre outras coisas.
    7°)Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. A água tende a entrar nesses organismos por meio de osmose. Assim,evitando um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem".

    Equipe: Arthur Cândido(N°2)Eduarda da Silva(N°5)Istfany Ferreira(N°13)Mércia da Silva(N°29)Rebeca Cunha(N°40)

    ResponderExcluir
  5. 8°)Eu realizaria cortes na célula em diferentes planos.E caso fosse necessário eu faria uma comparação com outros cortes histológicos variados.
    09- a) Não, podemos deduzir dimensões inferiores ao olho do ser humano.
    b) Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Ajudaram ao organismo não visto a olho nu.
    10 -Por que a membrana semipermiavel só passa por moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de B - A, pois o solvente tem que ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em A.
    11- a)As células a e b, perderam maior quantidade por que elas elas estão em contato com o ar e estão também recebendo iluminação direta.
    b)A célula b irá se tornar mais concentrada que a célula c,  porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
    c) O movimento da água vai se dar assim : D--C--B--A. Assim podemos dizer que as células que está fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, eles possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, que facilita a evaporação da água.
    12- a) O mosaico, é uma dupla camada lipídica com um monte de proteínas que atravessam a dupla camada de um lado para o outro e algumas delas estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres pro celular ou para o meio interno. Quando elas foram vistas em um microscópio eletrônico é de um mosaico, as figuras feitas com ladrilhos coloridos é de tamanhos diferentes. Por que cada uma das moléculas dos lipídios apresentam em um conjunto que se movimenta que fazem a membrana se movimente em plano lateral.
    b) Por que o modelo do mosaico-fluído foi feito para uma membrana celular e não para um célula toda. Todos os componentes da membrana como as proteínas, glicídios e lipídios. Chama-se fluido por que os componentes estão sempre trocando de lugar.
    C) Por que ela é "líquida" um fluido em forma de mosaico é alternado entre proteínas e lipídios, o líquido controla a entrada e a saída de substâncias para o interior da célula.
    13) A solução salina é hipertônica em relação à hemágua e,portanto,ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia,portanto,não haveria deslocamento de solução nem de solto.
    14) A osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado,assim no caso da salada,ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal,deixando as folhas murchas.

    Equipe: Arthur Cândido(N°2)Eduarda da Silva(N°5)Istfany Ferreira(N°13)Mércia da Silva(N°29)Rebeca Cunha(N°40)

    ResponderExcluir
  6. 15) O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática e ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carregadora.
    16) É uma difusão simples,onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiante de concentração e a velocidade vai aumentando.
    17- E por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição e por onde sai o RNA
    a parece celular do vegetais formada da célula tendo como seu proncipal componente a células
    18- sim o DNA fica espalhado no citoplasma
    19- item E transferência de moléculas de água do interior da celula para solução
    20 - adicionar água pura os paramécios estão presente na atmosfera A na qual ganha agua através da osmosse que e a passagem da água de meio hipertonico através da membrana sermiperavel e com isso seu volume aumenta
    Equanto a atmosfera B foram colocados em uma solução saturada de NaCI acabam com água também reduz o volume reduzido pelo vacuolo
    21 item A as bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar pois com a osmose acabam pedindo água e entrando na membrana plasmática
    21 item B antigamente não havia geladeira por isso colocavam alimentos como carne e outras coisas no sol


    Equipe: Arthur Cândido(N°2)Eduarda da Silva(N°5)Istfany Ferreira(N°13)Mércia da Silva(N°29)Rebeca Cunha(N°40)

    ResponderExcluir
  7. *Trabalho de Biologia*
    Equipe: Miguel Gabriel N°30, Jéssica Vitória N°16, Miguel Lucas N°31, Roberta N°42, Luana Bandeira N°25, Nearlla Helley Souza N°34

    1A- Não, podemos afirmar que nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
    B- Pela emissão de pseudópodes, que são
    prolongamentos das células com os quais a
    ameba se locomove e captura alimento.
    C- É incorporado o alimento através da fagocitose.
    2- Microscópio eletronico de transmissão, porque permitem observar as células com aumento superiores a 100000 vezes, no microscópio eletronico de transmissão são empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas, por exemplo a mitocôndrias, já um microscopio óptico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocôndria.
    3- X.10.00=1cm
    X"10mm
    10.000
    X=1mm
    1000
    1mm
    1000
    X.1000
    1000
    X= 1 micrômetro
    4-A luz, passa pela lente ocular primeiramente (Lente 1) e , depois, por uma das lentes objetivas (Lentes 2), podendo, ser regulado o grau de aumento. Passando pelas objetivas, a luz incide na lâmina e volta pelo mesmo trajeto aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.
    5- Célula animal- Mitocôndrias, Lisossomos, Ribossomos, Retículo endoplásmatico liso e granuloso, Complexo de golgi, Centriolos e Peroxissomos.
    Célula vegetal- Todas as anteriores e mais uma parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
    6-Que a célula vegetal possui uma parede celular que não permite que a célula tenha mudanças, proteje a membrana de rompimento e proteje a entrada da patógenos.
    7- Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular. Em águas salgadas, a concentração de sais na água geralmente é igual a concentração no meio intracelular. Então a água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vacúolos para eliminar água.
    8-Alternar os sistemas de lentes (convergentes, oculares e objetivas) para ver qual o melhor sistema que me forneceria essa imagem, ou também, fazer cortes na célula em diferentes planos e se ainda precisasse comparar com outros cortes histológicos.
    9-a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
    b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis  a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
    10-Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
    O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11-a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
      b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
      c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
      12- a)Pelo jeito que apresenta, quando a membrana é vista por um microscópio, lembra um mosaico, quadrinhos coloridos e tamanhos diferentes.
      b)Sim. Por que no modelo fluído possui uma bicamada, e mostra que a membrana não é rígida, e tem movimentos das moléculas que constitui uma fluidez.
      C) Para representar o líquido que controla a entrada e saída de substâncias para o interior da moléculas.

      13- A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
      14- Osmose é o processo que um solvente passa de uma membrana menos concentrada para uma mais concentrada.
      Assim no caso da salada ao ser temperada com sal a água passará para fora e assim as folhas ficaram murchas.
      15- O transporte ativo é um nome dando a uma proteína transportadora da membrana plasmática que são responsáveis por levar soluto do menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. A célula despende de energia durante o processo, sendo assim chamado de transporte ativo.
      16-Esse é um gráfico de difusão simples, onde nele as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, e não precisam da ajuda de proteínas, por isso a velocidade vai aumentando de acordo com a concentração. Quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão.
      17- Por que os poros se comunicam com o citoplasma, e por onde entram as proteínas.
      A função da parede celular dos vegetais é que dá a forma da célula, dando resistência.
      18- Não. As bactérias não possuem núcleo diferenciado, por ser um procarionte, porem elas tem sim DNA, que é uma característica de qualquer ser vivo, mas ele fica disperso no citoplasma da célula bacteriana.
      19- E) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
      20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através da osmose, e com isso seu volume aumenta. Porém não sofre ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se ajusta eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.

      Na amostra B, com a solução saturada de NaCi, acabam perdendo água também por osmose reduzido assim seu volume e se o volume reduz a atividade do vacúolo também será reduzida.
      21- a) Bactérias e fungos não conseguem se proliferar em alto teor de açúcar, por causa do processo de osmose, que é o transporte de água. Os fungos e bactérias precisam de uma certa quantidade de água no seu interior, e ao terem contato com uma grandconcentração de soluto, perdem água para esse processo.
      b) Pode-se salgar o alimento (a carne por exemplo) e colocar em um lugaraberto que receba ar.
      Experiência- A) ISOTÔNICO - A célula apresenta aparência normal, indicando que ela foi colocada em meio isotônico com seu citoplasma. Assim, a água não entra nem sai em excesso da célula, estando em equilíbrio com o meio.
      B) HIPOTÔNICO - Deve ser hipotônico em relação ao meio intracelular, pois houve entrada de água na célula, o que pode levar ao rompimento da membrana plasmática. Por osmose, a água passa pela membrana plasmática da célula do meio menos concentrado para o mais concentrado.
      C) HIPERTÔNICO - Como a célula murchou, ela deve ter perdido água por osmose para o meio, que deve ser hipertônico em relação ao meio intracelular.

      Excluir
  8. Biologia: Pág 175 a 177

    1. a) Não. Existem células de diversas formas: cúbicas, cilíndricas, prismáticas, esféricas, estreladas entre outras.

    b) Na ameba a membrana citoplasmática é muito tênue e elas podem emitir expansões celulares de duração temporária em toda superfície, assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.

    c) Através da fagocitose.

    2. O microscópio eletrônico, pois é empregado para analisar estruturas muito finas, cortadas em fatias, como por exemplo, a mitocôndria.

    3. X * 10.000 = 1cm
    x = 10mm/10.000
    x = 1mm/1.000
    1mm = 1000 micrômetros
    x = 1000/1000
    x= 1 micrômetro.

    4. A luz, primeiro, passa pelo ocular, após isso, passa por uma das objetivas, podendo regular o grau de aumento. Seguindo as objetivas, a luz passando pela lâmina, assim retornando pelo mesmo caminho aos olhos do observador.

    5. Elas se diferenciam pela presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos.
    Na célula vegetal, possui todas ditas anteriormente e a: Parede celular, o cloropasto e grandes vácuos.

    6. A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, proteger a entrada de patógenos e proteger a membrana plasmática.

    7. Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Também são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, "expulsando-a" do interior.

    8. Uma forma de identificar seria a mudança, veria qual o melhor sistema de lentes do microscópio que mostraria essa imagem. Neste sistema de lentes, podemos citar as lentes oculares, as convergentes e as objetivas.

    9 - a) Não, pois as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano, e podem ser vistas apenas por um microscópio.

    b) Os três tipos são: Microscopia de luz , eletrônica e de varredura.

    c) com microscópios conseguimos ver coisas muito pequenas, que não vemos a olho nu, facilitando pesquisas de maneira mais aprofundadas.

    10-Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
    O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.

    11-a) As células que mais perdem água por evaporação são: a e b, pois estão em contato com o ar e recebem uma iluminação direta.

    b) A célula b vai se tornar mais concentrado do que a c ,porque a b fica de fora, enquanto a c fica dentro do meio da água.

    c)) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12- a) Ele possui essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. A membrana possui mais de 50 tipos de proteínas, que possuem as mais diversas funções e que se diferem de uma célula para outra. No entanto, todas elas estão distribuídas pela bicamada de lipídios e formam uma estrutura que se assemelha a um mosaico.
      b) sim, o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas ,e pode ser " representado" por essa foto.
      c) A membrana possui duas camadas formadas por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (absorve água e outros líquidos), denominada de “cabeça”, ligada a duas “caudas”, que são hidrofóbicas (não retêm água). Assim, as “cabeças” das moléculas lipídicas ficam em contato com a água presente no exterior e interior da célula, e as “caudas” ficam em contato umas com as outras. Como essas moléculas estão em constante deslocamento, denominou-se o modelo de fluido. 

      13. A solução salina é hipertônica em relação
      à hemácias e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.

      14. Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.

      15. O transporte ativo  é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina). Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora que leva o material a ser transportado para o interior da membrana. 

      16. Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.

      17. As células animais possuem núcleo delimitado por um envoltório poroso que funciona como uma barreira entre o material nuclear e o citoplasma. As células vegetais, apesar de possuírem núcleo similar, diferem das animais por apresentarem um envoltório externo à membrana plasmática, denominado parede celular.

      18. Bactérias tem núcleo desorganizado, MAS TEM SIM, e o DNA fica espalhado no citoplasma, MAS TAMBÉM TEM DNA

      19. E) Transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

      20. Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.

      21. A) A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo. 
      B) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação.

      Excluir
    2. A é HIPOTÔNICO - O total de soluto é menor, sendo assim sua concentração em relação ao solvente é em pequena quantidade, então o processo será de fora para dentro.

      B é ISOTÔNICO - pois as moléculas de água foram espalhadas com a mesma facilidade para dentro e para fora dessas células, não causando nenhuma alteração ruim para o organismo.

      C é HIPERTÔNICO - A hemácia murchou pois sofreu osmose a concentração externa da hemácia é maior que a concentração interna, portanto ela perde líquido

      Elenice Ferreira, N° 06
      Fco Deyvid Lorrãn, N° 07
      Jaqueliane Maria, N° 15
      Laiane Nunes, N° 21

      Finanças 1 | 1° B

      Excluir
  9. Equipe: Rute Berto- 43; Kailanny Moura- 19

    01- a) Não, existem células de várias formas, pode alterar o formato em determinadas situações.
    b) Elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada
    c) Por causa da fagocitose

    02- Microscópio eletrônico, porque permitem observar as células com aumento superiores a 100000 vezes e é empregado para analisar estruturas muito finas, cortadas em fatias, como por exemplo, a mitocôndria.

    03- X * 10.000 = 1cm
    x = 10mm/10.000
    x = 1mm/1.000
    1mm = 1000 micrômetros
    x = 1000/1000
    x= 1 micrômetro.

    04- A luz, passa pela lente ocular primeiramente, depois, por uma das lentes objetivas, podendo, ser regulado o grau de aumento. Passando pelas objetivas, a luz incide na lâmina e volta pelo mesmo trajeto aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.

    05- Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos.
    Na célula vegetal, possui todas as anteriores e mais a: Parede celular, o cloropasto e grandes vácuos.

    06- A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.

    07-Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Também são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, "expulsando-a" do interior.

    08- Alternar os sistemas de lentes, convergentes, oculares e objetivas.

    09- a)Não, porque essas células tem dimensões muito pequenas, capazes de serem vistas apenas por microscópio.
    b) Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Porque facilita a imagem da célula, deixando cada vez melhor sua visualização

    10- Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois o solvente tenderá a diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A". O nome desse processo é OSMOSE

    11- a) A e B, pois estão em contato maior com a atmosfera.
    b) A célula B, ficará mais concentrada.
    c)O movimento da água será ao contrário.As células fora da água vão perder mais, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com a atmosfera do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.

    12- a)Porque a membrana vista por um microscópio, lembra um mosaico.
    b) sim, o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas ,e pode ser " representado" por essa foto.
    c)A membrana possui duas camadas formadas por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (absorve água e outros líquidos), denominada de “cabeça”, ligada a duas “caudas”, que são hidrofóbicas (não retêm água). Assim, as “cabeças” das moléculas lipídicas ficam em contato com a água presente no exterior e interior da célula, e as “caudas” ficam em contato umas com as outras. Como essas moléculas estão em constante deslocamento, denominou-se o modelo de fluido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 2

      13-A solução salina é hipertônica em relação à hemácias e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. E o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.

      14- Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.

      15-O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina). Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.

      16- Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.

      17- Por que os poros se comunicam com o citoplasma, e por onde entram as proteínas.
      A função da parede celular dos vegetais é que dá a forma da célula, dando resistência.

      18- Bactérias tem um núcleo desorganizado, mas contém sim, e o DNA fica espalhado no citoplasma, mas tem DNA também

      19- e) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

      20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.

      21- a)Bactérias e fungos não conseguem se proliferar em alto teor de açúcar, por causa do processo de osmose, que é o transporte de água. Os fungos e bactérias precisam de uma certa quantidade de água no seu interior, e ao terem contato com uma grande concentração de soluto, perdem água para esse processo.
      b)Quando salgamos a carne seca por exemplo, os alimentos são colocados em local aberto, para que receba um grande volume de ar.

      Experiência:
      A) ISOTÔNICO - A célula apresenta aparência normal, indicando que ela foi colocada em meio isotônico com seu citoplasma. Assim, a água não entra nem sai em excesso da célula, estando em equilíbrio com o meio.
      B) HIPOTÔNICO - Deve ser hipotônico em relação ao meio intracelular, pois houve entrada de água na célula, o que pode levar ao rompimento da membrana plasmática. Por osmose, a água passa pela membrana plasmática da célula do meio menos concentrado para o mais concentrado.
      C) HIPERTÔNICO - Como a célula murchou, ela deve ter perdido água por osmose para o meio, que deve ser hipertônico em relação ao meio intracelular.

      Excluir
  10. Equipe:
    Larissa Belo Carlos (22)
    Luiza Ludmylla Martins Duarte (27)
    Vanessa Batista Da Silva(46)
    Lorena Sousa Melo (23)



    1) A- Não, cada uma possui um formato diferente de acordo com a sua função, sendo o citoesqueleto o principal determinante desse fator.
    B) A membrana citoplasmática das amebas é muito frágil então no processo de deslocamento de alimentação a forma do corpo da célula pode mudar. (pseudópodes)
    C) pseudópodes
    2) Microscópio Óptico
    3) x.10000= 1cm
    x= 10mm
    10000
    x=1mm
    1000
    x= 0,001mm
    4)Esquematização do trafego da luz no ML
    5°)Essas células se diferenciam basicamente pela presença das organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal,possui todas as anteriores mais a:Parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto
    6°)É a parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas entre outras coisas.
    7. Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Também são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, "expulsando-a" do interior.
    08- Alternar os sistemas de lentes, convergentes, oculares e objetivas.
    09- a)Não, porque essas células tem dimensões muito pequenas, capazes de serem vistas apenas por microscópio.
    b) Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Porque facilita a imagem da célula, deixando cada vez melhor sua visualização
    10) Por que a membrana semipermiavel so passa por moléculas de solvente.

    ResponderExcluir
  11. continuação

    11) A) As células A e B perderam maior quantidade porque elas estão recebendo iluminação e está mais próximo ao contato com o ar.
    B) A B vai está mais concentrada do que a ´C pois ela está dentro da água enquanto a B esta fora.
    C) D--C--B---A. Assim dizendo que as células A e B são as que vão perder muito mais por que elas estão pra fora da água e estarem em contato com o Ar.
    12) A- Mosaico fluido se refere à estrutura da membrana plasmática. Mosaico por causa da bicamada lipídica que praticamente se encaixam entre si e fluido por que elas se movimentam pouco a pouco.

    B- O modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas e diz-se fluido, porque esses elementos estão sempre trocando de lugar, ou seja, em constante movimento.


    C- Porque é "líquida", é um fluido lipoproteico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios) .esse líquido espesso controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.
    13) A solução salina é hipertônica em relação à hemágua e,portanto,ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia,portanto,não haveria deslocamento de solução nem de solto.
    14- Osmose é o processo que um solvente passa de uma membrana menos concentrada para uma mais concentrada.
    Assim no caso da salada ao ser temperada com sal a água passará para fora e assim as folhas ficaram murchas.
    15-O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina). Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
    16. Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
    17- Por que os poros se comunicam com o citoplasma, e por onde entram as proteínas.
    A função da parede celular dos vegetais é que dá a forma da célula, dando resistência.
    18- sim o DNA fica espalhado no citoplasma
    19- item E transferência de moléculas de água do interior da celula para solução
    20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através da osmose, e com isso seu volume aumenta. Porém não sofre ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se ajusta eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.

    Na amostra B, com a solução saturada de NaCi, acabam perdendo água também por osmose reduzido assim seu volume e se o volume reduz a atividade do vacúolo também será reduzida.
    21- a) Bactérias e fungos não conseguem se proliferar em alto teor de açúcar, por causa do processo de osmose, que é o transporte de água. Os fungos e bactérias precisam de uma certa quantidade de água no seu interior, e ao terem contato com uma grandconcentração de soluto, perdem água para esse processo.
    b) Pode-se salgar o alimento (a carne por exemplo) e colocar em um lugaraberto que receba ar.
    Experiência- A) ISOTÔNICO - A célula apresenta aparência normal, indicando que ela foi colocada em meio isotônico com seu citoplasma. Assim, a água não entra nem sai em excesso da célula, estando em equilíbrio com o meio.
    B) HIPOTÔNICO - Deve ser hipotônico em relação ao meio intracelular, pois houve entrada de água na célula, o que pode levar ao rompimento da membrana plasmática. Por osmose, a água passa pela membrana plasmática da célula do meio menos concentrado para o mais concentrado.
    C) HIPERTÔNICO - Como a célula murchou, ela deve ter perdido água por osmose para o meio, que deve ser hipertônico em relação ao meio intracelular.

    ResponderExcluir
  12. Trabalho de biologia
    Natchelly Lucena n° 34 paulo jesus alem de lima n°36
    *Trabalho de Biologia*

    1A- Não, podemos afirmar que nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
    B- Pela emissão de pseudópodes, que são
    prolongamentos das células com os quais a
    ameba se locomove e captura alimento.
    C- É incorporado o alimento através da fagocitose.
    2- Microscópio eletronico de transmissão, porque permitem observar as células com aumento superiores a 100000 vezes, no microscópio eletronico de transmissão são empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas, por exemplo a mitocôndrias, já um microscopio óptico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocôndria.
    3- X.10.00=1cm
    X"10mm
    10.000
    X=1mm
    1000
    1mm
    1000
    X.1000
    1000
    X= 1 micrômetro
    4-A luz, passa pela lente ocular primeiramente (Lente 1) e , depois, por uma das lentes objetivas (Lentes 2), podendo, ser regulado o grau de aumento. Passando pelas objetivas, a luz incide na lâmina e volta pelo mesmo trajeto aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.
    5- Célula animal- Mitocôndrias, Lisossomos, Ribossomos, Retículo endoplásmatico liso e granuloso, Complexo de golgi, Centriolos e Peroxissomos.
    Célula vegetal- Todas as anteriores e mais uma parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
    6-Que a célula vegetal possui uma parede celular que não permite que a célula tenha mudanças, proteje a membrana de rompimento e proteje a entrada da patógenos.
    7- Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular. Em águas salgadas, a concentração de sais na água geralmente é igual a concentração no meio intracelular. Então a água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vacúolos para eliminar água.
    8-Alternar os sistemas de lentes (convergentes, oculares e objetivas) para ver qual o melhor sistema que me forneceria essa imagem, ou também, fazer cortes na célula em diferentes planos e se ainda precisasse comparar com outros cortes histológicos.
    9-a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
    b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
    c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis  a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10-Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
      O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
      11-a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
      b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
      c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
      12- a)Pelo jeito que apresenta, quando a membrana é vista por um microscópio, lembra um mosaico, quadrinhos coloridos e tamanhos diferentes.
      b)Sim. Por que no modelo fluído possui uma bicamada, e mostra que a membrana não é rígida, e tem movimentos das moléculas que constitui uma fluidez.
      C) Para representar o líquido que controla a entrada e saída de substâncias para o interior da moléculas.

      13- A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
      14- Osmose é o processo que um solvente passa de uma membrana menos concentrada para uma mais concentrada. Assim no caso da salada ao ser temperada com sal a água passará para fora e assim as folhas ficaram murchas.
      15- O transporte ativo é um nome dando a uma proteína transportadora da membrana plasmática que são responsáveis por levar soluto do menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. A célula despende de energia durante o processo, sendo assim chamado de transporte ativo.
      16-Esse é um gráfico de difusão simples, onde nele as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, e não precisam da ajuda de proteínas, por isso a velocidade vai aumentando de acordo com a concentração. Quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão.
      17- Por que os poros se comunicam com o citoplasma, e por onde entram as proteínas.
      A função da parede celular dos vegetais é que dá a forma da célula, dando resistência.
      18- Não. As bactérias não possuem núcleo diferenciado, por ser um procarionte, porem elas tem sim DNA, que é uma característica de qualquer ser vivo, mas ele fica disperso no citoplasma da célula bacteriana.
      19- E) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
      20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através da osmose, e com isso seu volume aumenta. Porém não sofre ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se ajusta eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.

      Na amostra B, com a solução saturada de NaCi, acabam perdendo água também por osmose reduzido assim seu volume e se o volume reduz a atividade do vacúolo também será reduzida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1° ANOS- 07/05/2020

Atividade para os 1° anos- Substâncias que compõe os seres vivos.

As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra