ATIVIDADE 1° ANOS- 07/05/2020
Essa atividade deverá ser feita em grupos de no máximo 5 pessoas. As equipes irão fazer um resumo sobre as principais teorias do surgimento da vida indicando os seus principais defensores(cientistas) e o que difere de uma teoria e outra. Teoria da geração espontânea (abiogênese) x Teoria da biogênese Needham x Spallanzani O experimento de Pateur A teoria de oparin e Haldane O experimento de Miller e Urey Panspermia Primeiras células eucarióticas ou procarióticas? Teoria da endossimbiose Teoria heterotrófica x teoria autotrófica
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTrabalho de Biologia
ResponderExcluirEquipe: Filipe Batista N° 9
Rikelmy N° 38
Maria Vitória N°31
Juliana Freitas N°21
Erick Penaforte N° 7
1°) A) Não, pois são todas de diferentes tamanho e forma. Sim as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
B) Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento.
C)A fagocitose.
2°) A imagem deveria ser feita por um microscópio eletrônico,
por ser uma estrutura das células que já são muito pequenas.
3°) X * 10.000 = 1cm
x = 10mm/10.000
x = 1mm/1.000
1mm = 1000 micrômetros
x = 1000/1000
x= 1 micrômetro
4°) A luz, primeiro, passa pela ocular (lente 1) e, após, por uma das objetivas (lentes 2), podendo, aí, ser regulado o grau de aumento. seguindo pelas objetivas, a luz incide na lâmina e retorna pelo mesmo caminho aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.
5°) Elas se diferenciam pela presença de organelas. Na célula animal podemos encontrar: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplasmático liso e granuloso, complexo de golgi, centríolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente, mas as: parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6°) Pois a célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma e também a proteger a membrana plasmática e proteger da entrada de outras substancias.
7°) O meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esses vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular. A concentração de sais na água salgada geralmente é igual a concentração no meio intracelular e água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vacúolos.
8°) Fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados.
9°) a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscópio: Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microrganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
10°) Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
ExcluirO nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
11°) a) As células a e perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12°) a) Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico.
b) Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
13°) Se a hemácia for colocada em um meio onde a concentração é hipotônica em relação a ela, a hemácia começa a inchar, e ela perderia água por osmose nessas condições. E o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14°) A salada ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, e assim as folhas ficaram murchas. E isso acontece porque quando jogamos sal na salada, a salada se torna hipotônica em relação ao meio.
15°) É o transporte através da membrana plasmática que requer gasto de energia pois é contra o gradiente de concentração. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora que leve o material a ser transportado para o interior da membrana.
16°) É um gráfico de difusão simples. Essas moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, eles têm uma velocidade que vai aumentado de acordo com a concentração.
Excluirc) Além disso podemos dizer que o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. Podemos ver isso através da explicação acima.
17- Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado. A principal função da parede celular é a sustentação. E ela é composta por celulose.
18- Sim, pois as bactérias são seres unicelulares e apresentam DNA por dois meios: plasmídeos (moléculas de DNA circulares) e o nucleóide (grande molécula de DNA que, por não possuir uma membrana delimitando-a, não tem um núcleo.
19-LETRA "E” Transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
20- Os paramécios da amostra A, após a adição da água pura, ganham água por osmose e têm o seu volume aumentado. Eles não sofrem ruptura, porque aumentam a atividade de seus vacúolos contráteis, eliminando o excesso de água que ganharam. Os paramécios da amostra B, colocados em solução saturada de NaCl, perdem água por osmose e têm o seu volume reduzido. Consequentemente, a atividade dos vacúolos contrateis fica reduzida ou cessa.
21- LETRA "A" As bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar, pois eles são microrganismos que não conseguem sobreviver no meio hipertônico, pois devido ao processo de osmose, acabam perdendo água por meio da membrana plasmática.
LETRA "B" O outro método é Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação.
22°)Experiencia: A figura A Hipotônica por conta que as células incharam B Isotônica se manterão a mesma quantidade em relação ao meio extracelular C Hipertônica por conta que as células diminuíram.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44)
ResponderExcluir1- a) Não, nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma dependendo das situações a qual esteja incluída, como por exemplo, as células diferenciam seu formato dependendo de que parte do corpo do ser vivo a célula pertence.
b) Nas amebas, a membrana citoplasmática é muito frágil e elas podem manisfestar pseudópodos (expansões celulares de duração temporária) em toda a superfície para se deslocar e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é alterada.
c) O alimento é incorporado através da fagocitose (processo no qual as amebas expandem a membrana plasmática até envolver grandes partículas como outros microorganismos).
2- O microscópio eletrônico, pois um microscópio óptico não teria capacidade de vizualizar a mitocôndria, por conta da mitocôndria ser muito minúscula.
3- X 10.000 = 1cm
x = 10mm/10.000
x = 1mm/1.000
1mm = 1000 micrômetros
x = 1000/1000
x= 1 micrômetro
4- A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
Técnicas para observação ao microscópio óptico
Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44)
Excluir5 - • Célula Animal: Possuem centríolos, não possuem cloroplastos e não possuem parede celular.
• Célula Vegetal: Possuem cloroplastos, realizam fotossíntese, possuem parede celular, possuem vacúolo e não possuem centríolos.
6 - A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.
7 - Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
8 - Através dos sistemas de lentes, para ser mais especifico, as lentes do microscópio por exemplo, que podem ser convergentes, oculares e objetivas.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44)
Excluir9- A) Não só com a utilização de um microscópio, que existe dimensões de células que o olho nu não é capaz de ver.
B) Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
C) Bem, como o olho nu não é capaz de ver detalhadamente as dimensões das células o Microscópio ajudou bastante pois com ele da para aprofundar mais os estudos.
10- As moléculas se movimentarão do "B" para o "A" isso porque a água sempre vai querer se diluir ou seja a vai ir do meio menos concentrado para o mais concentrado. O nome desse processo é osmose.
11- A) a e b, pois elas então do lado de fora da água ou seja em contato com o ar.
B) como se pode ver na imagem a célula "c" esta dentro da água o que faz com que ela seja menos concentrada que a célula "b" que está do lado de fora.
C) vai ser assim "d>>c>>b>>a" as células que estão em contato com o ar vão acabar perdendo mais.
12- A) porque ela é formada por várias moléculas diferentes, o aspecto é visto de um Microscópio é de um mosaico que é feito de azulejos coloridos e formatos diferentes.
B) Sim, pois está em constante movimento o que da em formatos de mosaicos e o nome desse modelo é "mosaico-fluido".
C) Fluido porque as moléculas ficam em movimento.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44)
Excluir13) A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14) Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
15)O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
16)Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44)
Excluir17- O envoltório nuclear deve apresentar poros pois os poros permitem as trocas entre o núcleo e o citoplasma, como o RNA e proteína. A função da parede celular dos vegetais é proteger, dar a sustentação e resistência, e seu principal componente é a celulose.
18- não concordo, pois apesar dela não possuir núcleo, ela possui DNA, que fica espalhado no citoplasma.
19- Letra (E)= transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
20- Quando a água é colocada pura, os paramécios da amostra A ganham água por osmose e aumentam de volume. Eles não sofrem ruptura, já que possuem vacúolos contráteis, que eliminam o excesso de água que ganham. Já os paramécios da amostra B, como foram colocados em solução saturada de NaCl, perdem água por osmose e têm o seu volume reduzido. Logo, a atividade do vacúolo é reduzida.
21- A) O ambiente com alta concentração de açúcar (hipertônico) retira água dos alimentos por osmose, dificultando a proliferação das bactérias e fungos.
b) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação.
Biologia Atividade
ResponderExcluirErick Penaforte Lemos Lima Infor 1/1°C N°:07
09-a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microrganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
10-Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
11-a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12-
a-Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico.
b-Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
c. Além disso podemos dizer que o modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. Podemos ver isso através da explicação acima.
Fabiane Alves da Silva
ResponderExcluirN°8 Informática
Os meios A ,B e C são Hipotômicos.
Respostas biologia
ResponderExcluir1 - a) Não, cada uma possui um formato diferente de acordo com a sua função, sendo o citoesqueleto o principal determinante desse fator.
b) Por deformar seu citoplasma com os falsos pés em sua locomoção.
c) Fagocitose, processo no qual as amebas expandem a membrana plasmática até envolver grandes partículas como os outros microorganismos.
2 - A imagem deveria ser feita por um microscópio eletrônico, por ser uma estrutura de células já pequenas.
3 - 1000 micrometros
4 - A olho nu conseguimos destuinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. pontos mais próximos que essa distância limite são vistos sem distinção.
5 - Célula Animal: Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células tem uma série de características que as distinguem das plantas. Organelas que compõe
1 membrana celular 2 citosol 3 núcleos 4 reticulo endoplasmatico 5 Complexo golgiense 6 centriolos 7 vesículas 8 ribossomos 9 citoesqueleto 10 mitocôndrias.
Célula Vegetal: Elas constituem o organismo das plantas. células vegetais tem uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência.
Organelas que compõe
1 reticulo endoplasmatico liso e rugoso 2 núcleo celular 3 complexo golgi 4 ribossomos 5 plastos 6 mitocôndrias 7 vacúolos 8 peroxissomos.
6) A célula vegetal possui uma parede celular, que é rígida e isso ajuda a manter a forma da célula para que não sofra alteração no tamanho
7) Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação a água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose, para evitar que tenha um acúmulo muito grande de água, a ponto de fazê-los estouraram, os protozoários, eles apresentam esses vacúolos contráteis que eliminam rapidamente a água do meio intracelular
8) Através dos sistemas de lentes do microscópio que são: Corvegente, oculares e objetivas
9)a- Não. Pois a maioria das células só podem ser vistas através de um microscópio, essas célula podem possuir dimensões menores que 100 micrometros
b- I Microscópio de luz; II Microscópio eletrônico de transmissão(MET) e o III Microscópio eletrônico de varredura(MEV)
c- O microscópio é de grande importância, pois com suas lentes de aumento os cientistas puderam enxergar além do que podiam ver a olho nu
10° Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
ExcluirO nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
11° ) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12°a)Mosaico fluido se refere à estrutura da membrana plasmática. Mosaico por causa da bicamada lipídica que praticamente se encaixam entre si e fluido por que elas se movimentam pouco a pouco
B)O modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico regere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídeos,lipídios e proteínas e diz-se fluido,porque esses elementos estão sempre trocando de lugar,ou seja,em constante movimento.
C) O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides.
13° A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14 -Osmose é um processo em que um somente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das Folhas passará para o lado de fora onde está o sal, Deixando as folhas murchas.
15 -O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadoras e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da Hidrólise de ATP ( trifostato de adresonina). Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora ( permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
Excluir16-Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
17-Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado.
A parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.
18-Bactérias tem núcleo desorganizado, MAS TEM SIM, e o DNA fica espalhado no citoplasma, MAS TAMBÉM TEM DNA
19-Alternativa (E) Transferência se moléculas de água do interior da célula para a solução.
20- Quando se adicionar água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, quem é a passagem de Água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso o seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se adaptam eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.
Enquanto na amostra B, que foram colocadas em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume se reduz, se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
21-
A)
As bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de Açucar, pois eles são micro-organismos que não conseguem sobreviver no meio hipertônico, pois devido ao processo de osmose, acabam perdendo água por meio da membrana plasmática.
B)
Outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico é quando salgamos a carne seca e bacalhau, por exemplo. Feito o processo de salgar ,os alimentos são colocados em um local aberto para que permeie um grande volume de ar seco, transferindo a água do alimento para o ar consequentemente, desidratando-o
Grupo
Kayky Machado Dos Santos n°23
Murillo Batista Pereira N°35
Julia Araújo Vitor N°20
Mikaelly Vieira de Oliveira N°34
Mayara da Silva Gurgel N°33
Informática 1
ResponderExcluirAlunos:
Cauêh Vieira Lima N°4
João Pedro Araújo Alves N°18
Guilherme Sousa Freitas N°12
Luis Henrique Vieira Valentim n° 28
Maria Clara Candido Custódia N°29
1. a) Todas as celuluas possuem o mesmo formato e uma mesma célula não pode mudar sua forma
b)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.
c)É incorporado o alimento através da fagocitose.
2. Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria
3. 1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm
4.A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
* Técnicas para observação ao microscópio óptico
Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar.
5.Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6) A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.
7- Pois, por os protozoarios estarem sempre na água, e a constante entrada de água na célula, coloca a sua integridade em risco, os vacúolos pulsáteis( ou contráteis), regulam essa água, para que a célula se mnatenha estavel.
8- o microscópio eletônico de transmissão permite a rotação de uma amostra em diversos ângulos, ou pode capturar varias imagens da amostra e diferentes angulos, para contruir uma imagem tridimensional.
9- a)Não. Que são de proporções micrometricas e/ou nanometricas.
b) 1-microscopia de luz, 2- microscopia eletronico de transmição, 3- miroscopia eletronica de varredura.
c) Com o microscopio, podemos observar cada celula, ver como agem, reagem e interagem, com outras celulas e com o meio.
Informática 1
ResponderExcluirAlunos:
Cauêh Vieira Lima N°4
João Pedro Araújo Alves N°18
Guilherme Sousa Freitas N°12
Luis Henrique Vieira Valentim n° 28
Maria Clara Candido Custódia N°29
10- O soluto se move em direção A para B. Por processo de difusão, o soluto sai de um meio mais concentrado para um menos concentrado.
11- a) As células a e b, perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim: d-->c-->b-->a. Podemos dizer que as células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12- a) Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extracelular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico.
b) Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
c) Fluida, porque cada uma das moléculas dos lipídios apresenta um conjunto de movimentos que, em conjunto, fazem com essa membrana se movimente em seu plano lateral.
13- A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14-Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
15-O transporte ativo é o transporte através da membrana plasmática que requer gasto de energia pois é contra o gradiente de concentração. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leve o material a ser transportado para o interior da membrana
Informática 1
ResponderExcluirAlunos:
Cauêh Vieira Lima N°4
João Pedro Araújo Alves N°18
Guilherme Sousa Freitas N°12
Luis Henrique Vieira Valentim n° 28
Maria Clara Candido Custódia N°29
16- Isso é um grafico de difusão simples podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior é a velocidade datroca de liquidos por osmose(por não precisarem de proteinas, a velocidade vai aumentando de acordo com a concentração)
17- É necessario haver trocas de material como nucleotideos RNA e proteinas e o nucleo citoplasma. Serve para proteger, dar sustentação e resistência a celula vegetal. Formada principalmente por celulose
18- Não, as bacterias apenas não tem nucleo definido mas eles existem e também apresentam DNA que fica espalhado no citoplasma
19) R= e) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
20) R= Na amostra A, os paramécios deverão manter seu volume e aumentar a atividade de seus vacúolos contráteis. Na amostra B, o volume da célula diminui e a atividade dos vacúolos deverá ser reduzida.
A adição de água pura na amostra A tornou o meio ainda mais hipotônico em relação aos paramécios, intensificando a entrada de água por osmose, o que provocou aumento da atividade dos seus vacúolos contráteis.
A amostra B se tornou hipertônica em relação aos paramécios, provocando a perda de água por osmose, o que levou à redução da atividade dos vacúolos contráteis.
21) R= Resposta da A)
Bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar devido à hiperosmolaridade do meio.
O excesso de açúcar torna a bananada hipertônica com relação ao interior da célula dos microrganismos. Assim, quando em contato, os microrganismos perdem água por meio da difusão facilitada pela membrana celular a favor do gradiente de concentração, ocorrendo uma desidratação e morte celular.
Resposta da B)
Sempre que houver adição de solutos a um alimento a fim de conservação, o princípio fisiológico é o mesmo: Aumento da osmolaridade do meio.
Um exemplo é o uso de sal na produção da carne de sol e carne seca, assim na conservação de bacalhau.
Esse é um método utilizado em grande parte das vezes pela carência de refrigeração e congelamento, hora por parte de equipamentos, hora por parte de disponibilidade energética
Essa técnica foi muito utilizada nos séculos XIX e XX para o transporte de alimento em navios, bem como para a conserva em terra mesmo.
ResponderExcluirGrupo Vanessa Caboclos da Silva. N41
Israel Oliveira de Almeida n 11
Raquel Medeiros de Lucena
Alane Ferreira de Andrade
Gabriel Oliveira Norte. Nn 11
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva
Luana Letícia.
1- A Não possuem existem células diferenciadas em várias partes do corpo. Uma mesma pode alterar sua forma desde que ela não tenha serecebidae especializadoespecializado ainda ou por meio de mutação genética causada por radiação ou ativação e dativação do código genético(processo laboratorial).
B- Nas amebas a membrana citoplamatica é muito tênue e elas podem emitir pseudopodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capiturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.
C- Fagocitose, processo no qual as amebas espandem a membrana plasmática até envolver grandes partículas como outros microorganismos.
2- Eletrônico, pois um microscópio ótico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocôndrias. Um microscópio eletrônico sim, tem capacidade de aumentar em até 10000 vezes e pode analizar estruturas cortadas em fatias finas, por exemplo a mitocôndrias.
3- X* 10.000=11cm
X=10 mm/ 10.000
1mm= 100 micrômetro
X= 1000/100
X=1 micrômetro.
ExcluirGrupo: Vanessa Caboclos da Silva. N41
Israel Oliveira de Almeida.N 13
Gabriel Oliveira Norte. N11
Alane Ferreira de Almeida
Raquel Medeiros de Lucena.
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
Luana Letícia
4:R= Os raios luminosos são defletidos e convergem para o objeto.
Então passam através das lentes da ocular e são novamente defletidos.
Emergindo da ocular,os raios luminosos são dirigidos para a pupila do olho,após o que eles incidem sobre a retina.
Se o olho estiver em repouso,como na visão a longa distância,deve-se obter uma clara imagem do objeto quando a objetiva estiver no foco exato.
5- Eles se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos , reticule emdoplamatica liso e granuloso , complexo de golgi, centrialos e peroxissomos . Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as: parede celular, grandes vácuos e o cloplasto.
6:R=A célula vegetal possui parede celular
que ajuda a manter a forma,
a proteger da entrada de patógenos.
ExcluirGrupo: Vanessa Caboclos da Silva. N 41
Israel Felix de Almeida. N 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
7-Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
8 - Através dos sistemas de lentes, para ser mais especifico, as lentes do microscópio por exemplo, que podem ser convergentes, oculares e objetivas.
ExcluirVanessa Caboclos da Silva N 41.
Israel Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
9-a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
ExcluirVanessa Caboclos da Silva. N 41
Israel Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
10-Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
O nome desse processo é OSMOSE - passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
4.0
ExcluirVanessa Caboclos da Silva. N 41
Israel Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
11-A- As células a e b, perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direreta.
B- A célula b vai se tornar mais cconcentradoa que a célula c , isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
C- O movimento da água vai se dar assim : - ->. C- -> b--> a.
Podemos dizer que as células fora da água vão perder mais porque, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12- A- Porque a forma do mosaico pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipida com grandes proteínas associadas apenas a uma das camadas lipidicas e livres para o meio extra celular ou o meio externo. O aspecto que apresentam , quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico, aquelas figuras feitas com ladrilhas diferentes.
B- O modelo do mosaico fluido foi desiguinado para a membrana celular e não a célula como um todo. O mosaico refere-se aod diferentes componentes da membrana como clicídios, e proteínas e diz-se fluido , porque esses elementos estão sempre trocando de lugar, ou seja, em constanye movimento.
ExcluirVanessa Caboclos da Silva.N 41
Israel Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva
12- C - Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipidios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se aprentam ligadas as proteínas e os lipidios.
13-A solução salina é hipertônica em relação à hemácia, por tanto ela poderia água por osmose nessas condições. Já o soro filosófico ele é isotônico em relação à hemácia, então não haverá deslocamento e nem haveria de solução nem de soluto.
14-Se a salada viesse temperada, possívelmente freguêses não iriam gostar, por quê cada um tem seu tipo de gosto, é também as folgas estariam murchas, é isso acontece quando quando jogamos sal na salada, é a salada se torna hipotônica em relação ao meio, e toda a água presente nas folhas iriam para o meio, por ele ser hipertônico.
15-O transporte ativo é um nome dado ao tráfego de substâncias através de uma membrana plástica, e isso contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas, os transportadores e a mobilização de energia celular geralmente resultante da hipótese da ATP
Grupo: Vanessa Caboclos da Silva. N 41
ExcluirIsrael Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
16-R:Podemos ver que esse é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
Sendo assim podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.
Ou seja, quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão.
17-R: Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado.
A parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.
18-R: As bactérias são seres unicelulares e apresentam DNA por dois meios: plasmídeos (moleculas de DNA circulares) e o nucleóide (grande molecula de DNA que, por não pussuir uma membrana delimitando-a, não tem um núcleo.
ExcluirGrupo: Vanessa Caboclos da Silva. N 41
Israel Felix de Almeida n 13
Raquel Medeiros de Lucena
Gabriel Oliveira Norte N 11
Luana Letícia
Alane Ferreira de Andrade
Ruthielly Santiago
Fabiane Alves da Silva.
*19-*
*E-* Transferem de moléculas de água do interior da célula para a solução.
*20-*
Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
*21-*
*A-* As bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar, pois eles são microorganismos que não conseguem sobreviver no meio hipertônico, pois devido ao processo de osmose, acabam perdendo água por meio da membrana plasmática.
*B-* Outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico é quando salgamos a carne-seca e bacalhau, por exemplo. Feito o processo de salgar, os alimentos são colocados em uma local aberto para que permeie um grande volume de ar seco, transferido água do alimento para o ar e consequentemente, desidratando-o.
Equipe: Iury Allan (n°14), Kaique Silva (n°22), Maria Eduarda (n°30), Vitória Silva (n°43), Ynara Moreira (n°44).
ResponderExcluirA- hipotônico
B- isotônico
C- hipertônico
A- ele tem a quantidade de soluto menor que a célula e mais solvente.
B- isotônico é porque teve igualdade de pressão entre as duas soluções, e também tem as mesmas espécies químicas.
C- Em hipertônico a célula perdeu a água para a solução, ou seja, ela sofreu uma crenação que é o contrário de hipotônico que ganhou e deixou a célula inchada.
1-A)Nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua fórmula.
ResponderExcluirB)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos,expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é alterada constantemente.
C) O alimento é incorporado através do fogociste.
2) Eletrônico, pois um microscópio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocôndria.
3-1 cm equivale a 10 mm logo a regra de três ficará assim
X=10 mm/10000
X=1 mm/1000
1 mm equivale a 1000 micrômetros,logo:
X=1000/1000
X=1 micrômetro
4-A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam,no máximo, a um décimo de milímetro(0,1 mm)de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem 0,1 mm.
5-Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplasmático liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as: parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6- a membrana plasmática, pois diferente da amoeba a célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma.
Excluir7- Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico á água doce assim a água tende a entrar nesses organismo por meio de osmose( Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada).
8- Eu utilizaria corantes para ter uma percepção do sombreamento.
9- A) não, pois as células são partículas pequenas não podendo ser vistas a olho nu.
B) Microscópio óptico, microscópio eletrônico e Microscópio eletrônico de varredura.
C) A maior importância do microscópio para a ciência é o fato de que com ele os cientistas conseguem estudar estruturas minúsculas, como é o caso das células. As imagens também mostram a diferença dos Microscópio e a suas utilidades de ver mais detalhadamente as células.
13. A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
Excluir14.Se a salada viesse temperada, as folhas estariam murchas, isso acontecem porque quando jogamos sal na salada, a salada se torna hipotônica em relação ao meio, e a água presente nas folhas iria para o meio, por ele ser hipertônico.
15. No transporte ativo a celula gasta energia para transportar substâncias, através da membrana, para dentro ou para fora. Ocorre com substâncias como sódio e potássio. São substâncias que frequentemente tem que entrar nas células mesmo que sua concentração interior seja maior que a concentração de fora. Ou, tem que sair da célula mesmo que sua concentração de fora já seja maior que a que esta no interior. Este tipo de processo recebe este nome por conta da utilização de energia para realizar a função.
16. Isso é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
17-)Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado.
ExcluirA parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.
18-) Sim e não. Em geral, ele é formado por uma única célula de DNA circular. Os organismos procariontes como bactérias são serer que não possuem um núcleo definido e apresentam o material genético disperso no citoplasma sem nenhum envoltório nuclear.
19-) Alternativa "E"- Transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
20-) Na amostra A, os paramécios deverão manter seu volume e aumentar a atividade de seus vacúolos contráteis. Na amostra B, o volume da célula diminui e a atividade dos vacúolos deverá ser reduzida.
A adição de água pura na amostra A tornou o meio ainda mais hipotônico em relação aos paramécios, intensificando a entrada de água por osmose, o que provocou aumento da atividade dos seus vacúolos contráteis.
A amostra B se tornou hipertônica em relação aos paramécios, provocando a perda de água por osmose, o que levou à redução da atividade dos vacúolos contráteis.
Grupo: Jamile da Silva Barbosa N:16
Emilly Kelly Queiroz Lopes N:06
Yohanne Figueiredo Cunha N:45
Samyres Pereira Feitosa N:40
TRABALHO DE BIOLOGIA.
ResponderExcluirEQUIPE: MARÍLIA DE FÁTIMA, JAIRLA SOUSA,CAMILE VITÓRIA ,LARISSA BARBOSA,THAYNNA STHÉFANNY
1- Questão
(A)Nao pois sao todas de diferentes tamanho e forma . nao pois elas sao incapazes de mudar de forma
(B)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.
(C)É incorporado o alimento através da fagocitose.
2- Questão
Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria.
3- Questão
1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm
4- Questão
A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
Técnicas para observação ao microscópio óptico
Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar.
5- Questão
Elas se diferenciam basicamente por presença de organelas. Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6)A parede celular, pois ela impede que a células sofra qualquer tipo de modificações no seu formato
ResponderExcluir7)Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose.Os vacúolos contráteis são responsáveis por armazenar essa substância e,em seguida, pulsar,'expulsando-a' do interior celular.
8)Através dos sistemas de lentes :Convergentes, oculares e objetivas.
9-A)Sabendo que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu,somente com microscópio. Com isso podemos deduzir dimensões menores que a capacidade do olho humanos (aproximadamente meio milímetro).
B)Podemos citar esses três tipos de microscópia :Microscópio de luz, eletrônico e de varredura.
C-Podemos dizer que o microscópio foram importante justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
1 A- Não. As celulas tem diferentes formas e tamanhos e podem mudar sua forma em determinadas situações
ResponderExcluirB- Nas amebas a membrana citoplasmatica é bastante frágil e elas podem se manifestar pseudópodos na superfície para se deslocar e capturar alimento
C- Fagocitose
2- Eletrônico, pois um óptico n é capaz de aumentar ao ponto de ser visto uma mitocondria
3-X 10.000 = 1cm
x = 10mm/10.000
x = 1mm/1.000
1mm = 1000 micrômetros
x = 1000/1000
x= 1 micrômetro
4- A luz, primeiro, passa pela ocular e, dps por uma das objetivas, podendo, aí, ser regulado o grau de aumento. seguindo pelas objetivas, a luz incide na lâmina e retorna pelo mesmo caminho aos olhos do observador, mostrando estruturas em maior aumento.
5- a célula animal possui centríolos e não possuem cloroplastos e parede celular.
Já a célula vegetal possui cloroplastos, parede celular e não possuem centríolos, e tb são capazes de realizar fotossíntese
6) A célula vegetal possui parede celular que ajuda a manter a forma, a proteger a membrana plasmática de rupturas e proteger da entrada de patógenos.
Excluir7) Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
Em águas salgadas, a concentração de sais na água geralmente é igual a concentração no meio intracelular. Então a água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vacúolos para eliminar água.
8. Eu iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.
9) a não, essas células são visíveis apenas com microscópio
B microscópio de luz, eletrônico e varredura
C. Ver como essas células se comportam em tamanho microscópico
10- Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
ExcluirO nome desse processo é OSMOSE
11
a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12 a) Mosaico vai se dar pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas vão atravessar a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico.
B)Fluida será porque cada uma das moléculas dos lipídios vai apresentar um conjunto de movimentos que vão fazer com essa membrana se movimente levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
C)porque a membrana plástica assemelha-se a um Mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios
13-A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14- Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
ExcluirAssim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
15-O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática.Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana
16 -Podemos ver que esse é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.Sendo assim podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.Ou seja, quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão.
17-Os poros existem para que haja a síntese de RNA.
A principal função da parede celular é a sustentação. E ela é composta
18- Bactérias tem núcleo desorganizado, MAS TEM SIM, e o DNA fica espalhado no citoplasma, MAS TAMBÉM TEM DNA
Excluirespero ter ajudado
19- transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
20-Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura
Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
21A) A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo.
B) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação. .
EQUIPE
infor 1
Christian, Antônio José, José Armando, Laura e Ruthelly
10: por uma membrana semipermeavel, só passa moléculas de solvente . O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A" , pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim ,quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".O nome desse processo é OSMOSE -passagem espontânea de solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
ResponderExcluir11:A- as células a é b perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta.
B-A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célular c está dentro do meio da água e a célular b fora.
C- O movimento da água vai se dar assim : d>c>b>a podemos dizer que
as células fora da água vão perder mais porque, Além de estarem fora da água.
12:A-Moisaico fluido se refere á estrutura da membrana plasmática .Mosaico por causa da bicamada lipida que praticamente se encaixa entre si e fluido porque elas se movimentam pouco a pouco.
B- O Modelo do mosaico-fluido foi designada para membrana celular e não para célular como todo .O moisaco regere-se aos diferentes componentes da membrana como glicidios, lipidios e proteínas e diz se fluido porque esses elementos estão sempre trocando de lugar ,ou seja, em constante movimento.
C- Porque ela líquida,é composta por um fluido lipoproteico (lipidios e proteínas ) as quais se alteram, por isso mosaico.
13:A Solução solina é hipertônica em relação á hemácia e ,portando, ela perderia água por asmose nessas condições.ja o soro fisiológico é isotônico em relação a hemácia portando não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14- A osmose é o processo de transferência exclusivamente para água, do meio mais concentrado para o menos concentrado, nesse caso, o meio mais concentrado é as folhas da salada, que são transferidas para o sal, na tentativa de obter homeostase.
ResponderExcluir15- Transporte ativo é aquele no qual a célula precisa investir energia em forma de ATP para realizá-lo. Ativo porque ele não ocorre por difusão ou forma passiva, precisando de uma ordem direta da célula.
16- Podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de soltos extra e outra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.
17- Os poros existem para que haja a síntese de RNA. A principal função da parede celular é a sustentação. E ela é composta por celulose.
18°) Apesar de serem desorganizados, as bactérias possuem sim núcleos. O DNA é espalhado no citoplasma, portanto ele existe também.
Excluir19°) Alternativa "e" é a correta.
20°) Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura. Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
21°) A) A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo.
B) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir