ATIVIDADE 1° ANOS- 07/05/2020
Essa atividade deverá ser feita em grupos de no máximo 5 pessoas. As equipes irão fazer um resumo sobre as principais teorias do surgimento da vida indicando os seus principais defensores(cientistas) e o que difere de uma teoria e outra. Teoria da geração espontânea (abiogênese) x Teoria da biogênese Needham x Spallanzani O experimento de Pateur A teoria de oparin e Haldane O experimento de Miller e Urey Panspermia Primeiras células eucarióticas ou procarióticas? Teoria da endossimbiose Teoria heterotrófica x teoria autotrófica
Biologia
ResponderExcluirEquipe : Kauany Castro , Maria Eduarda Oliveira , Maria Tainá ,Maria Eduarda Vieira , Yasmin Cavalcante
Turma : 1ºD (mec)
1- A) Podemos afirmar que nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
Sob esse aspecto, podemos ainda afirmar que existem células diferenciadas em várias partes do corpo de um ser vivo.
B)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada
C)É incorporado o alimento através da fagocitose.
2-Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria
3-1:10.000 pois 1cmx10.000 = 10.000cm
4-A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
5-Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6-A estrutura relacionada a isso nas células vegetais é a parede celular, que é rígida e não permite que a célula sofra alteração do tamanho. Amebas não possuem parede celular, e por isso suas células podem sofrer mudança de tamanho.
7-Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. ... Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
8- iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.
9- a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
10- Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
11-A-R:células a e b,pois estão em contato com o ar e recebendo iluminação direta
ExcluirB-R:a célula b,torna-se mais concentrada que a célula c.
C-R:movimento da água:d-->c-->b-->a
Obs:a justificativa da letra c não consegui fazer.Por favor me desculpem.
12- a)Ela recebe esse nome por ser compostas de várias macromoleculas diferentes, dai vem o "mosaico". E fluido pois as moléculas ali existentes estão em constante movimento, ou seja, a membrana plasmática não é uma estrutura rígida.
b)O modelo do mosaico-fluido foi designado para a membrana celular e não para a célula como um todo. O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicídios, lipídios e proteínas e diz-se fluido, porque esses elementos estão sempre trocando de lugar, ou seja, em constante movimento.
c) Porque ela líquida, é composta por um fluido lipoproteico ( lipídeos e proteínas), as quais se alteram, por isso mosaico
13-A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14-Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
15-O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
16-esse é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
Sendo assim podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.
Ou seja, quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão
17-É necessário haver trocas de material, como nucleotídeos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma. Proteger e dar sustentação e resistência à célula vegetal. A parede celular é formada principalmente por celulose.
18-As bactérias elas não possuem núcleo , pois são seres procariontes, porém elas possuem DNA , que fica localizado em uma região chamada nucleoide , que está no citoplasma.
19 - Alternativa ,e)transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução
20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através da osmose, e com isso seu volume aumenta. Porém não sofre ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se ajusta eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.
Na amostra B, com a solução saturada de NaCi, acabam perdendo água também por osmose reduzido assim seu volume e se o volume reduz a atividade do vacúolo também será reduzida.
21- a)As conservas com alto teor de açúcar consistem em um meio hipertônico, ou seja, há mais soluto do que solvente. Quando as bactérias e fungos entram em contato com esse meio, ocorre um processo de osmose que objetiva promover o equilíbrio hídrico.Assim, como as substâncias não passam passivamente por meio das membranas, é mais vantajoso para a célula promover o transporte de soluto (água), que não gasta ATP.
b)Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar
concordo !
ExcluirEquipe: Mateus Torres De Sousa Nº35 e Pedro Lucas Jorge Pereira Nº 37 | 1ºD Mec1 |
ResponderExcluir1º a) Nao pois sao todas de diferentes tamanho e forma . nao pois elas sao incapazes de mudar de forma
b) Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.
c) É incorporado o alimento através da fagocitose.
2- Eletronico, pois um microscopio optico não teria a capacidade de aumentar até poder ser vista uma mitocondria
3- 1:10.000 porque 1cm x 10.000 é igual a 10.000cm
4- A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
5- Na célula animal: mitocôndrias, lisossomos, ribossomos, retículo endoplásmatico liso e granuloso, complexo de golgi, centriolos e peroxissomos. Já na célula vegetal, essa possui todas as ditas anteriormente mais as : parede celular, grandes vácuos e o cloroplasto.
6- A estrutura relacionada a isso nas células vegetais é a parede celular, que é rígida e não permite que a célula sofra alteração do tamanho. Amebas não possuem parede celular, e por isso suas células podem sofrer mudança de tamanho.
Excluir7-Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. ... Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
8- iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.
9- a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
10- Por uma membrana semipermeável, só passa moléculas de solvente. O sentido do movimento dessas moléculas é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de diluir a quantidade em excesso de soluto presente em "A". Assim, quando atingir um equilíbrio, o nível de líquido no compartimento "B" estará bem mais baixo que o nível no compartimento "A".
11-
a) Células a e b,pois estão em contato com o ar e recebendo iluminação direta
b) Célula b,torna-se mais concentrada que a célula c.
c) Movimento da água:d-->c-->b-->a
Obs:a justificativa da letra c não consegui fazer.Por favor me desculpem.
12- a) Ela recebe esse nome por ser compostas de várias macromoleculas diferentes, dai vem o "mosaico". E fluido pois as moléculas ali existentes estão em constante movimento, ou seja, a membrana plasmática não é uma estrutura rígida.
13- a solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14- Se a salada viesse temperada, as folhas estariam murchas, isso acontecem porque quando jogamos sal na salada, a salada se torna hipotônica em relação ao meio, e a água presente nas folhas iria para o meio, por ele ser hipertônico.
15- O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
16-esse é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
ExcluirSendo assim podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose.
Ou seja, quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão
17-É necessário haver trocas de material, como nucleotídeos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma. Proteger e dar sustentação e resistência à célula vegetal. A parede celular é formada principalmente por celulose.
18-As bactérias elas não possuem núcleo , pois são seres procariontes, porém elas possuem DNA , que fica localizado em uma região chamada nucleoide , que está no citoplasma.
19 - Alternativa ,e)transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução
20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através da osmose, e com isso seu volume aumenta. Porém não sofre ruptura, pois apresentam vacúolos contráteis que se ajusta eliminando o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que aconteça uma ruptura.
Na amostra B, com a solução saturada de NaCi, acabam perdendo água também por osmose reduzido assim seu volume e se o volume reduz a atividade do vacúolo também será reduzida.
21- a)As conservas com alto teor de açúcar consistem em um meio hipertônico, ou seja, há mais soluto do que solvente. Quando as bactérias e fungos entram em contato com esse meio, ocorre um processo de osmose que objetiva promover o equilíbrio hídrico.Assim, como as substâncias não passam passivamente por meio das membranas, é mais vantajoso para a célula promover o transporte de soluto (água), que não gasta ATP.
b)Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar
E X P E R I M E N T O
ExcluirA- Meio Hipotonico
B-Meio isotônico
C-Meio Hipertonico
A- O meio Hipotonico tem baixas concentraçoes de saia minerais no meio, fazendo com que a água de dentro da célula permaneça na célula, como a célula tem mais sais a água fica na célula.resultando na entrada de água do meio externo para o interno deixando a célula inchada.
B- o meio isotônico possui as mesmas concentraçoes em ambos os lados.
C- O meio Hipertonico possui alta concentracao de sais no meio externo fazendo com que a água saia de dentro da célula e vá pra fora resultando em uma hemoglobina mucha.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGeanny Araújo brasil N 12
ResponderExcluirFlávia maria viana brasil N 9
Gustavo Henrique Soares dos Santos N 14.
1.a)Podemos afirmar que nem todas as células possuem o mesmo formato e as células podem alterar sua forma, mas apenas em determinadas situações.
Sob esse aspecto, podemos ainda afirmar que existem células diferenciadas em várias partes do corpo de um ser vivo.
Uma mesma célula pode alterar sua forma, uma vez que ela não tenha se especializado ainda, ou então, desde que essa diferenciação ocorra por meio de mutação genética, causada por sua vez pela presença de radiação ou então pela ativação ou desativação do código genético, via processo de laboratorial
b)Nas amebas a membrana citoplasmática é muito ténue e elas podem emitir pseudópodos, expansões celulares de duração temporária, em toda a superfície para se deslocarem e também para capturar alimento. Assim a forma de seu corpo é constantemente alterada.
C)Fagocitose, processo no qual as amebas expandem a membrana plasmática até envolver grandes partículas como outros microorganismos.
2.Microscópio eletronico de transmissão. pq permitem observar as células com aumento superiores a 100000 vezes. o microscópio eletronico de transmissão são empregados para analisar estruturas cortafas em fatias muito finas, por exemplo a mitocondrias.
3.X * 10.000 = 1cm
x = 10mm/10.000
x = 1mm/1.000
1mm = 1000 micrômetros
x = 1000/1000
x= 1 micrômetro
4.A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
5.Célula Animal: Possuem centríolos, não possuem cloroplastos e não possuem parede celular.
Célula Vegetal: Possuem cloroplastos, realizam fotossíntese, possuem parede celular, possuem vacúolo e não possuem centriolos
6.A estrutura relacionada a isso nas células vegetais é a parede celular, que é rígida e não permite que a célula sofra alteração do tamanho. Amebas não possuem parede celular, e por isso suas células podem sofrer mudança de tamanho.
7.Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular.
Em águas salgadas, a concentração de sais na água geralmente é igual a concentração no meio intracelular. Então a água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vacúolos para eliminar água.
8.Eu iria propor que fosse realizado cortes na célula em diferentes planos e em seguida, caso fosse ainda necessário, fazer uma comparação com outros cortes histológicos variados. Acredito também, que outra forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.
9.
a) Sabemos que nenhuma célula humana pode ser vista a olho nu, somente com microscópio. Com isso podemos deduzir que as células possuem dimensões menores que a capacidade do olho humano (aproximadamente meio milímetro).
b) Podemos citar esses três tipos de microscopia : Microscopia de luz, eletrônica e de varredura.
c) Podemos dizer que os microscópios foram importantes justamente para os estudos dos microorganismos não visíveis a olho nu, sendo assim muito útil para estudar mais afundo cada coisa.
10.As moléculas de água se movimentarão do lado B para o lado A.
ResponderExcluirIsso ocorre porque a água tende a se deslocar em direção ao meio mais concentrado de soluto, que no caso é o lado A. Pense assim: a água gosta de dissolver; portanto ela sempre vai ir do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, para dissolve o soluto.
O nome desse processo é osmose, que é um tipo de transporte passivo, ou seja, que ocorre sem gasto de energia.
11.
a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12.a)Mosaico, pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipídica com grandes proteínas associadas. Algumas dessas proteínas atravessam a dupla camada de um lado para o outro e outras estão associadas apenas a uma das camadas lipídicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno. O aspecto que apresentam, quando vistas ao microscópio eletrônico é de um mosaico, aquelas figuras feitas com ladrilhos coloridos e de tamanhos diferentes.
b)Fluida, porque cada uma das moléculas dos lipídios apresenta um conjunto de movimentos que, em conjunto, fazem com essa membrana se movimente em seu plano lateral, levando consigo as proteínas inseridas e os açúcares que muitas vezes se apresentam ligados às proteínas e aos lipídios.
c)Porque é "líquida", é um fluido lipoproteico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios) .esse líquido espesso controla a entrada e a saída de substancias para o interior da célula.
13.A solução salina é hipertônica em relação à hemácia e, portanto, ela perderia água por osmose nessas condições. Já o soro fisiológico é isotônico em relação à hemácia, portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
14.Osmose é o processo em que um solvente passa através de uma membrana de um meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Assim no caso da salada, ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, deixando as folhas murchas.
15.O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina. Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
16) Isso é um gráfico de difusão simples.
Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, por não precisarem de ajuda de proteínas, a velocidades vai aumentando de acordo com a concentração
17) É necessária haver troca de material, como nucleotideos, RNA e proteínas, entre o núcleo e o citoplasma.
Proteger e dar sustentação e resistência a célula vegetal.
A parede celular é formada principalmente por celulose.
18) Eu não concordo, as bactérias tem núcleos desorganizados mais tem sim! e o DNA fica espalhado no citoplasma , mais também tem DNA
19)Quando submetida a uma solução hipertônica, a tendência é a desidratação da célula. Isso se deve ao processo de osmose, no qual há passagem de água do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado, uma forma de transporte passivo.
(E)
20)Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida
Experimento:
A = HIPOTÔNICO - porque a quantidade de soluto é menor, ou seja, sua concentração em relação ao solvente é em pequena quantidade, o processo será de fora para dentro.
B = ISOTÔNICO - pois as moléculas de água foram difundidas com a mesma facilidade para dentro e para fora dessas células, não acarretando em nenhuma alteração ruim para o organismo.
C = HIPERTÔNICO - A hemácia murchou, porque sofreu osmose, a concentração interna da hemácia é menor que a concentração externa, portanto ela perde líquido.
Atividade de biologia - páginas 175 à 177.
ResponderExcluir1- a) As células possuem diferentes formas. Uma célula pode alterar-se na medida em que ela se separa de outras, ocorrendo assim o processo de diferenciação celular, fazendo com que ela sofra modificações em sua estrutura.
b) As amebas mudam constantemente de forma através da emissão de pseudópodes, causando o prolongamento das mesmas.
c) A fagocitose, processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes.
2- A melhor opção seria usar um microscópio eletrônico, pois ele é mais apropriado para analisar cortes extremamente finos de células.
3- X * 10000 = 1cm
1 cm equivale a 10mm
X = 10mm/10000
X = 1mm/1000
1mm equivale a 1000 micrometros
X = 1000/1000
X = 1 micrometro
O diâmetro dessa célula é igual a 1 micrometro.
04 - A olho nu conseguimos distinguir pontos que estejam, no máximo, a um décimo de milímetro (0,1 mm) de distância um do outro. Pontos mais próximos que essa distância-limite são vistos sem distinção. Assim se define o limite de resolução como a menor distância entre dois pontos em que eles ainda são percebidos como pontos separados. O limite de resolução do olho humano é da ordem de 0,1 mm.
ResponderExcluirTécnicas para observação ao microscópio óptico
Antes de ser observado ao microscópio, o material biológico precisa ser submetido a processos de preparação chamados técnicas citológicas. A técnica a ser empregada depende do tipo de material biológico utilizado e daquilo que se deseja observar.
5- A célula vegetal possui estruturas inexistentes na célula animal como a parede celular, os vacúolos de suco celular e os cloroplastos. Os centríolos estão presentes apenas na célula animal.
6 - A celula vegetal possui uma parade celular que protege a membrana plasmática e a entrada de patógenos.
7- Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação a água doce, ou seja, a água tende a entrada a entrada dos organismos por osmose que é um processo passivo de passagem de moléculas de água pela membrana semiperveavel no sentido da solução menos concentrada para mais concentrada.
ResponderExcluir08- Cortes na célula em diferentes planos .Uma forma de identificar o formato tridimensional de uma célula seria a mudança e ver qual o melhor sistema de lentes do microscópio que forneceria essa imagem. Dentre os sistemas de lentes, podemos citar as lentes convergentes, oculares e objetivas.
9- A) Não. Podemos deduzir que as células possuem dimensões diferentes, a célula de um neurônio é bem diferente de uma célula de sangue e são muito pequenas para um olho humano vê.
B) Microscópia de luz, eletrônica e varredura.
C) Os microscópios são de suma importância para biologia. São muito importantes, pois com ele podem ser estudados microorganismos que são invisíveis ao olho nu dessa forma é muito importante para estudos.
10- Por uma membrana semipermeável, só passa molécula de solvente. O sentido do movimento dessa molécula é de "B" para "A", pois tal solvente tenderá a ir no sentido de deluir a quantidade de excesso de Soleito presente em "A". Assim, quando atingir em equilíbrio, o nível de líquidos no compartimento "B" estará bem mais abaixo que o nível no compartimento "A" o nome desse processo é osmose-passagem espontânea de Solvente de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
ResponderExcluir11 - a) As células a e b,perderam maior quantidade pois elas estão em contato com o ar e também recebendo iluminação direta
b) A célula b vai se tornar mais concentrada que a célula c, isso porque a célula c está dentro do meio da água e a célula b fora.
c) O movimento da água vai se dar assim : d-->c-->b-->a. Podemos dizer que As células fora da água vão perder mais por que, além de estarem fora da água, possuem maior superfície de contato com o ar do que o filamento de alga, facilitando a evaporação da água.
12- a) Recebe esse nome por ser compostos de vários macromoléculas diferentes, daí vem o " Mosaico" e fluindo pois as moléculas existentes estão. Constante movimento, ou seja a membrana plástica não é uma estrutura rígida.
Masaico por causa de becomada lipídica que praticamente se encaixam entre si e fluido por que eles se movimentam pouco a pouco
b) O mosaico refere-se aos diferentes componentes da membrana como glicedios, lipídios e proteínas e disse fluido, por quê esse elemento estão sempre trocando de lugar, ou seja em contante movimento
c) porque é líquida e um fluindo liporproleico em forma de mosaico ( alternando entre proteínas e lipídios ) esse líquido expressa controla a entrada e a saída de substância para o interior da célula.
13- A solução salina é hipertônica em relação a hermacia e portanto ela perderia água por osmase nessa condição. Já o soro fisiológico é isotônico em relação a humana portanto, não haveria deslocamento de solução nem de soluto.
ResponderExcluir14- Osmose é um processo passivo de passagem de moléculas de água pela membrana semiperveavel no sentido da solução menos concentrada para mais concentrada.
A salada ao ser temperada com sal a água das folhas passará para o lado de fora onde está o sal, assim deixando as folhas murchas obviamente pela osmose.
15- O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática . Ele recebe esse nome por necessitar de uma proteína carreadora (permease) que leva o material a ser transportado para o interior da membrana.
16- Ao analisar o gráfico percebe -se que é um gráfico de difusão simples. Onde as moléculas pequenas entram e saem da célula de acordo com um gradiente de concentração, como não precisam da ajuda de proteínas, a velocidade vai aumentado de acordo com a concentração.
ResponderExcluirDessa forma, podemos dizer que quanto maior a diferença de concentração de solutos extra e intra celular, maior a velocidade da troca de líquidos por osmose que é um processo passivo de passagem de moléculas de água pela membrana semiperveável no sentido da solução menos concentrada para mais concentrada.
Logo quanto maior a diferença de concentração entre o meio interno e externo, maior será a velocidade da difusão.
17- Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as enzimas que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado. Seu principal componente é a celulose.
18- Sim, pois existem bactérias que possuem nucleoide, que simula uma especie de núcleo, mas não caracteriza ela como uma célula que tem um núcleo, e não concordo com a afirmação de que a bactéria não tem DNA, pois as mesmas tem um DNA.
logo a afirmação do estudante esta parcialmente correta, pois as bactérias são seres procarióticos que não possui uma organização celular bem definida, sendo assim a célula bacteriana tem que possuir DNA para que a mesma possa se desenvolver e se multiplicar.
19- e) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
ResponderExcluir20- Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
21- a) O excesso de açúcar na bananada torna-a hipertônica em relação aos microorganismos. Ao estarem em contato, os microorganismos perdem água, ocorrendo uma desidratação, e seguidamente, a morte.
b) Ao salgarmos a carne, colocamos ela em um local aberto para que seja permeado um grande volume de ar seco, ocorrendo a evaporação da água e tendo por consequência a desidratação da mesma.
Equipe: Ângela Naiza Silva Bernardo N° 5
Laís Araújo Ferreira N° 24
Virlândia de Brito Clementino N° 40
Viviane Vieira da Silva N° 42
Mecânica 1