2° Ano Finanças- Reino protista- Páginas do Livro didático 68 e 69-70

Faça a leitura da página 68 e responda o quadro acima.
Respondam todas as questões das páginas 69-70.

Comentários

  1. B I O L O G I A
    Letra A:

    Semelhanças:
    ⇒ São protistas, do reino Protista;
    ⇒ São unicelulares;
    ⇒ São eucariontes.

    Diferenças:
    Foraminíferos: São protozoários considerados pseudópodes quanto à sua locomoção. São heterótrofos, não apresentam clorofila portanto não realizam fotossíntese. Possuem uma carapaça externa, formada por cálcio, porosa e rígida com perfurações pelas quais são projetados os pseudópodes utilizados na captura de alimento, locomoção e fixação em substratos.

    Diatomáceas: São algas, o que implica dizer que são organismos sem estruturas de locomoção. São autótrofas, ou seja, produzem seu próprio alimento por meio do processo fotossintetizante a partir de seus dois tipos de clorofila: a e c. Possuem carapaça rígida formada por sílica com duas partes que se encaixam. São unicelulares encontrados em mares de água fria. Suas células são cobertas por carapaça com formatos e cores diversas. São importantes componentes do fitoplâncton, servindo de alimento para muitos organismos.

    Letra B:
    São rochas calcárias e sedimentares formadas pelo acúmulo de sedimentos a partir da sobreposição vertical de camadas que foram comprimidas ao decorrer dos anos. Essas camadas podem ser formadas por foraminíferos mortos, pois os mesmos desintegram-se de suas carapaças e agregam suas partes no fundo de mares e etc, com outros sedimentos.
    O diatomito, por sua vez, é formado pelas cara-
    paças de diatomáceas mortas.

    Equipe: Nayanne, Mikeli, Soraia e Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Lergiane Matias, Lara Kailany, Vitoria Larissa, Jeycy Maria
    Turma:Finanças 2B

    1-Os vacúolos contráteis são encontrados principalmente em protozoários de água doce, isso se deve ao fato de que protozoários de água doce terem concentração celular maior que o meio circundante, o que faz a água entrar em seu interior mais facilmente. Tal fato torna o vacúolo pulsante e o excesso que entra é expulso. E os protozoários de água doce são hipertônicos e precisam de vacúolos retráteis para conseguiram eliminar a água excessiva.

    2-Esse gênero pertencem ao grupo dos dinoflagelados e é um grupo bastante diversificado quanto a obtenção de energia nesse grupo. As espécies do gênero Noctiluca, por exemplo, são heterotróficas e se alimentam por fagocitose outros seres menores (elas podem chegar a tamanhos grandes também, podendo ter um diâmetro de 2 mm). Outras espécies obtém sua energia por meio da fotossíntese, como por exemplo dinoflagelados que vivem em tecidos de corais em mutualismo (chamados de zooxantelas).

    3ª ) Pode-se afirmar que na situação na qual  um paramécio têm o micronúcleo retirado da célula, em situação experimental, tal organismo se reproduziria apenas pela forma assexuada.Então, o micronúcleo do paramécio é uma estrutura que é responsável pela efetivação da sua reprodução sexuada, então, caso ele seja retirado do organismo desse ser, o mesmo apenas se reproduzirá de maneira assexuada, ou seja, sem troca de material genético.

    4- a) Sabe-se que as cianobactérias são procariontes, e os protistas são eucariontes.

    b) Esse termo "alga" não tem valor taxonômico, pois corresponde a diversos filos distintos.

    c)  A poluição dos mares pode afetar o plâncton, o que afeta o equilíbrio das teias alimentares. Esse plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e agrupa seres fotossintetizantes e pequenos animais.

    5-Para combater a malária, evitamos a formação de água parada porque o mosquito transmissor da doença se reproduz na água.
    O mosquito Anopheles é o inseto que carrega o protozoário causador da malária. As fêmeas do mosquito colocam seus ovos na água em locais com temperatura média de 30°, os mosquitos nascem em 2 ou 3 dias. Ao nascer, as larvas permanecem na água até se tornarem maduras.
    O mosquito Anopheles também pode causar a filaríose linfática. Além destas, a água parada pode servir de criadouro para os mosquitos que transmitem a dengue, zika e chikungunya.

    6- Está errado. O Triatoma, também conhecido por barbeiro, é apenas o vetor da doença. O agente etiológico, que é quem realmente causa a doença, é o protozoário Trypanossoma cruzi.

    ResponderExcluir
  3. Continuidade das respostas da Equipe: Lergiane Matias, Lara Kailany, Vitoria Larissa, Jeycy Maria
    Turma:Finanças 2B

    7)) Amebíase
    Agente: Entamoeba histolyca
    Transmissão: Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas.
    Doença de Chagas (Tripanossomíase)
    Agente: Trypanosoma cruzi
    Transmissão: Fezes do inseto Triatoma (barbeiro) através de lesões na pele.
    Doença do sono
    Agente: Trypanosoma gambiensis
    Transmissão: Picada da mosca tsé-tsé (Glossina).
    Leishmaniose (Calazar)
    Agente: Leishmania brasiliensis
    Transmissão: Picada do mosquito-palha ou Birigui (Lutzomyia).
    Malária
    Agente: Plasmodium vivax
    Transmissão: Picada do mosquito fêmea Anopheles (mosquito-prego)

    8)) A doença de Chagas é causada por um protozoário denominado tripanossoma,quando um barbeiro ou chupança ,contaminado pelo protozoário ,pica um mamífero(homem),a picada causa coceira,e  enquanto  o inseto pica ele defeca  e suas fezes contém  os protozoários a pessoa ao coçar,leva os protozoários ,até  onde está com a pele picada,e então ele entra e atinge a corrente sanguínea,completando o seu desenvolvimento.

    9- A) Os intervalos entre os acessos de febre variam a dependerem da espécie de plasmódio.

    b) Os acessos de febres estão diretamente relacionados ao rompimento das hemácias infectadas.

    c) O mapa destaca, em cor avermelhada, a área de ocorrência do mosquito anófele, a zona Tropical. [mapa anexo]

    10.A) As que apresentam cílios são: Paramecium e células do tecido epitelial.

    Já as que apresentam flagelo são: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.

    b) O movimento dos cílios provoca, nas células epiteliais, o deslocamento, como no epitélio da traqueia, onde os cílios promovem o deslocamento do muco.

    No paramécio, os movimentos dos cílios resultam no deslocamento da célula.

    E a ação do flagelo produz a locomoção das euglenas, dos tripanossomos e dos espermatozoides.

    c) Pela emissão de seus pseudópodes.

    11.A) A estratégia de controle da proliferação de mosquitos pode ser efetiva para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.

    B) Agente causador:
    Protozoário: Doença de chagas, Leishmaniose e malária
    Vírus: febre amarela e dengue

    12.Letra"A"

    13- Letra "E"

    14-a) O agente causador da malária da malária é o Plasmodium sp e o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles.
    b) A dosagem letal de radiação provoca a morte das células e, portanto, impede a proliferação e reprodução do parasita. As células mortas do agente causador atuam como antígeno, ativando o sistema imunológico.

    15- Letra "A"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1° ANOS- 07/05/2020

Atividade para os 1° anos- Substâncias que compõe os seres vivos.

As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra